Literatura, Escola e Formação literária: entre práticas e descaminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p169-177

Palavras-chave:

Escola, Letramento literário, Literatura, Formação leitora, História da leitura

Resumo

A escola constitui-se um espaço privilegiado para estimular o gosto pela leitura, cabendo a ela, portanto, a promoção do acesso às obras literárias, de maneira a provocar os chamados “comportamentos leitores”. Nesse contexto, torna-se imperiosa, para a formação de leitores, uma abordagem em torno dessa mediação que reconheça na escolarização da literatura um processo inevitável no universo escolar. Inserindo-se nessa discussão, a partir da concepção de que o letramento literário é fonte e principal função da literatura escolarizada, o presente artigo busca lançar aqui algumas reflexões, notadamente no que se refere ao acesso à leitura de textos literários, acerca de práticas docentes adotadas para a mediação da leitura literária na escola. Para fundamentar as discussões, buscamos como referência estudos de especialistas que reforçam a preocupação com o ensino de literatura e coadunam com a nossa forma de pensar e conceber o seu lugar na escola.


 

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Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

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