A internet ameaça a cultura impressa?
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p8-14Palavras-chave:
Internet, cultura letrada, leitura, leitoresResumo
Graças ao desenvolvimento das novas tecnologias, os leitores convivem atualmente com uma diversidade de textos os quais fogem da tradicional cultura letrada impressa, promovendo outras práticas de leitura, a exemplo dos denominados hipertextos, textos inscritos na tela do computador, divulgados e comercializados pela web notadamente em fins do século XX. Nesse sentido, este artigo discute a convivência dos leitores com a cultura impressa e o crescente número de edições em vários gêneros que veiculam nos dias de hoje na Internet. Para tanto, empreendemos leitura bibliográfica, apoiando-nos em dados de pesquisa, de fontes nacional e internacional, além de sites disponíveis na web. Nossas conclusões pairam, assim, sobre uma democratização da leitura a partir da utilização de vários suportes nos quais os textos são inscritos.
Downloads
Referências
CAVALLO, Guglielmo e CHARTIER, Roger (orgs.). História da leitura no mundo ocidental 2. São Paulo: Ática, 1999.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARTIER. Roger. Formas e Sentido. Cultura escrita: entre a distinção e apropriação. Trad. Maria de Lourdes M. Matencio. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
CHARTIER. Roger. Os desafios da escrita. Trad.Fulvia M. l. Moreto. São Paulo: UNESP, 2002.
CHARTIER. Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER. Roger (org.). Práticas da leitura. Trad. Cristiane Nascimento. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
CHARTIER. Roger. A ordem dos livros. 2 ed. Brasília: EdUnb, 1999.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourett. Mídia, Cultura e Revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
HEURÉ, Gilles. “O ato de ler continuará a progredir”. In Label France. Revista internacional da atualidade francesa, nº 69, 1º trimestre de 2008.
KHOURI-DAGHER, Nadia. Edição: um setor em transformação. In Label France. Revista internacional da atualidade francesa, nº 69, 1º trimestre de 2008.
MCKENZIE, Donald F. Bibliography and the sociology of texts. In Bibliography and the sociology of texts. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.