O prazer da leitura: perspectivas de abordagem no CEFET-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7807Palavras-chave:
Leitura, Professor, EscolaResumo
O presente estudo apresenta uma visão geral acerca da relação leitura-escola, evidenciando ainda o importante papel da família em relação ao despertar para o gosto da leitura nas crianças. Á escola cabe complementar e aprofundar as vivências de leitura já trazidas pelo aluno, através de estratégias que despertem o prazer de ler, conforme discute esta pesquisa, que se presta também a oferecer sugestões que possam nortear uma abordagem mais dinâmica no que se refere ao trabalho com a leitura em sala de aula.
Downloads
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura? 3 ed. São Paulo: Ática, 1987.
BARONE. Leda M. C. E ler o desejo ao desejo de ler. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
BARZOTTO. Valdir Heitor (org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
DALLA ZEN. Maria Isabel Habckost. Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social. Porto Alegre: Mediação, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 37 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GERALDI, João Wanderley. Prática de leitura de textos na escola. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 4 ed. Cascavel: Assoeste, 1985.
KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUES, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Trad. Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 2 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1996.
KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6 ed. Campinas: Pontes, 1999.
KLEIMAN, Ângela. MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete da. (orgs.) Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
PINHEIRO. Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Idéia, 1995.
SÁ. Roberto. Gradação de leituras no Ensino Literário. Cuiabá: EdUFMT, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.