O prazer da leitura: perspectivas de abordagem no CEFET-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7807Palavras-chave:
Leitura, Professor, EscolaResumo
O presente estudo apresenta uma visão geral acerca da relação leitura-escola, evidenciando ainda o importante papel da família em relação ao despertar para o gosto da leitura nas crianças. Á escola cabe complementar e aprofundar as vivências de leitura já trazidas pelo aluno, através de estratégias que despertem o prazer de ler, conforme discute esta pesquisa, que se presta também a oferecer sugestões que possam nortear uma abordagem mais dinâmica no que se refere ao trabalho com a leitura em sala de aula.
Downloads
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura? 3 ed. São Paulo: Ática, 1987.
BARONE. Leda M. C. E ler o desejo ao desejo de ler. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
BARZOTTO. Valdir Heitor (org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
DALLA ZEN. Maria Isabel Habckost. Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social. Porto Alegre: Mediação, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 37 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GERALDI, João Wanderley. Prática de leitura de textos na escola. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 4 ed. Cascavel: Assoeste, 1985.
KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUES, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Trad. Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 2 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1996.
KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6 ed. Campinas: Pontes, 1999.
KLEIMAN, Ângela. MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete da. (orgs.) Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
PINHEIRO. Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Idéia, 1995.
SÁ. Roberto. Gradação de leituras no Ensino Literário. Cuiabá: EdUFMT, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.