- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O prazer da leitura: perspectivas de abordagem no CEFET-PB
Resumo
O presente estudo apresenta uma visão geral acerca da relação leitura-escola, evidenciando ainda o importante papel da família em relação ao despertar para o gosto da leitura nas crianças. Á escola cabe complementar e aprofundar as vivências de leitura já trazidas pelo aluno, através de estratégias que despertem o prazer de ler, conforme discute esta pesquisa, que se presta também a oferecer sugestões que possam nortear uma abordagem mais dinâmica no que se refere ao trabalho com a leitura em sala de aula.
Palavras-chave
Leitura; Professor; Escola
Texto completo:
Referências
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura? 3 ed. São Paulo: Ática, 1987.
BARONE. Leda M. C. E ler o desejo ao desejo de ler. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
BARZOTTO. Valdir Heitor (org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
DALLA ZEN. Maria Isabel Habckost. Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social. Porto Alegre: Mediação, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 37 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GERALDI, João Wanderley. Prática de leitura de textos na escola. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 4 ed. Cascavel: Assoeste, 1985.
KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUES, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Trad. Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 2 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1996.
KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6 ed. Campinas: Pontes, 1999.
KLEIMAN, Ângela. MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete da. (orgs.) Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
PINHEIRO. Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Idéia, 1995.
SÁ. Roberto. Gradação de leituras no Ensino Literário. Cuiabá: EdUFMT, 1998.
Visitas a este artigo: 414
Total de downloads do artigo: 353