O prazer da leitura: perspectivas de abordagem no CEFET-PB

Girlene Marques Formiga

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

O presente estudo apresenta uma visão geral acerca da relação leitura-escola, evidenciando ainda o importante papel da família em relação ao despertar para o gosto da leitura nas crianças. Á escola cabe complementar e aprofundar as vivências de leitura já trazidas pelo aluno, através de estratégias que despertem o prazer de ler, conforme discute esta pesquisa, que se presta também a oferecer sugestões que possam nortear uma abordagem mais dinâmica no que se refere ao trabalho com a leitura em sala de aula.

 

Palavras-chave


Leitura; Professor; Escola


Texto completo:

Referências


BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura? 3 ed. São Paulo: Ática, 1987.

BARONE. Leda M. C. E ler o desejo ao desejo de ler. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

BARZOTTO. Valdir Heitor (org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

DALLA ZEN. Maria Isabel Habckost. Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, pedagógica e social. Porto Alegre: Mediação, 1997.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 37 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

GERALDI, João Wanderley. Prática de leitura de textos na escola. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. 4 ed. Cascavel: Assoeste, 1985.

KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUES, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Trad. Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998.

KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 2 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1996.

KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6 ed. Campinas: Pontes, 1999.

KLEIMAN, Ângela. MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MARINHO, Marildes; SILVA, Ceris Salete da. (orgs.) Leituras do professor. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

PINHEIRO. Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Idéia, 1995.

SÁ. Roberto. Gradação de leituras no Ensino Literário. Cuiabá: EdUFMT, 1998.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7807

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 286

Total de downloads do artigo: 211