Letramento literário: uma prática de leitura com Mãozinhas de seda, de Raduan Nassar

Francilda Araújo Inácio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Girlene Marques Formiga

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Hellen Jacqueline Ferreira de Souza Dantas Aguiar

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Danillo Pablo Sales

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O conto Mãozinhas de seda, de Raduan Nassar, forma, em conjunto com outros quatro contos – Menina a caminho, Hoje de madrugada, Ventre seco e Aí pelas três da tarde – uma coletânea intitulada Menina a caminho, vencedora do prêmio Jabuti, em 1998. Considerando a premissa de ser a leitura um processo de necessária interação entre texto e leitor, o presente trabalho objetiva, em sentido geral, apresentar uma proposta de abordagem metodológica de leitura do conto Mãozinhas de seda, respaldada em princípios do letramento literário, defendidos por Cosson (2011, 2014a, 2014b, 2020) e, especificamente, refletir sobre questões voltadas à leitura literária na escola. Metodologicamente, optamos pela investigação de natureza analítico-interpretativa por ajustar-se adequadamente à análise da proposta. Ressaltamos que este trabalho empreende esforços de dar continuidade, mediante proposição de práticas de leitura, a discussões e investigações em torno de metodologias de abordagem do texto literário em sala de aula, desenvolvidas em projetos de pesquisa voltados à educação básica. Como resultado, esperamos, principalmente, contribuir para o processo de formação leitora de estudantes do ensino fundamental, para quem a experiência de leitura proposta está direcionada, assim como para a ampliação dos nossos horizontes quanto ao tratamento do texto literário em sala de aula.  

Palavras-chave


Ensino de literatura; Leitura literária; Letramento literário; Formação de leitores


Texto completo:

Referências


AMORIM, Marcel Álvaro de; SILVA, Tiago Cavalcante da. O ensino de Literaturas na BNCC: Discursos e (Re) existências. In: GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; AMORIM, Marcel Álvaro de. (org.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes, 2019.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COSSON, Rildo. Letramento literário. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; et. al. Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte – UFMG/Faculdade de Educação, 2014a.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014b.

COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Repositório da UNESP. São Paulo, 15 ago. 2011. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143.Acesso em: 08 jun. de 2020.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de;JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

KLEIMAN, Angela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

MARTINS, Ivanda. A Literatura no Ensino Médio: Quais os desafios do Professor? In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. (org.) Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006.

NASSAR, Raduan. Mãozinhas de seda. In: NASSAR, Raduan. Menina a caminho: e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

NASSAR, Raduan. Sou o jararaca. [Entrevista concedida a Mario Sabino.]. Veja, São Paulo, p. 9, 30 jul. 1997.

PAULINO, Graça.; COSSON, Rildo. Letramento Literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79.

SEGABINAZI, Daniela Maria. Leituras nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: FRANCELINO, Pedro Farias; SEGABINAZI, Daniela Maria. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO; Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Joice Ribeiro Machado da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino Em Re-Vista, v. 19, n. 1, jan./jun. 2012.

TODOROV, Tzvetan A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4938

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1341

Total de downloads do artigo: 1109