Letramento literário: uma prática de leitura com Mãozinhas de seda, de Raduan Nassar
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4938Palavras-chave:
Ensino de literatura, Leitura literária, Letramento literário, Formação de leitoresResumo
O conto Mãozinhas de seda, de Raduan Nassar, forma, em conjunto com outros quatro contos – Menina a caminho, Hoje de madrugada, Ventre seco e Aí pelas três da tarde – uma coletânea intitulada Menina a caminho, vencedora do prêmio Jabuti, em 1998. Considerando a premissa de ser a leitura um processo de necessária interação entre texto e leitor, o presente trabalho objetiva, em sentido geral, apresentar uma proposta de abordagem metodológica de leitura do conto Mãozinhas de seda, respaldada em princípios do letramento literário, defendidos por Cosson (2011, 2014a, 2014b, 2020) e, especificamente, refletir sobre questões voltadas à leitura literária na escola. Metodologicamente, optamos pela investigação de natureza analítico-interpretativa por ajustar-se adequadamente à análise da proposta. Ressaltamos que este trabalho empreende esforços de dar continuidade, mediante proposição de práticas de leitura, a discussões e investigações em torno de metodologias de abordagem do texto literário em sala de aula, desenvolvidas em projetos de pesquisa voltados à educação básica. Como resultado, esperamos, principalmente, contribuir para o processo de formação leitora de estudantes do ensino fundamental, para quem a experiência de leitura proposta está direcionada, assim como para a ampliação dos nossos horizontes quanto ao tratamento do texto literário em sala de aula.
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