Conflito de Interesses

A Revista Principia segue padrões internacionais para assegurar a transparência e a integridade ética em todos os processos editoriais. Conflitos de interesse podem surgir em diferentes contextos, sejam eles de ordem financeira, pessoal, acadêmica, institucional ou política. É responsabilidade de todos os envolvidos no processo editorial – autores, avaliadores e editores – relatar quaisquer potenciais conflitos que possam comprometer a imparcialidade e a credibilidade da publicação.

Definição e exemplos de conflitos de interesses

Conflitos de interesse podem incluir, mas não se limitam a:

  • Relações financeiras como emprego, consultorias, posse de ações, honorários ou pareceres de especialistas;
  • Parcerias acadêmicas ou institucionais recentes;
  • Laços pessoais ou políticos que possam influenciar a avaliação ou publicação do trabalho.

Declaração de conflito de interesses pelos autores

  • Responsabilidade dos autores: os autores devem identificar e declarar qualquer conflito de interesse relacionado ao manuscrito submetido. Isso inclui apoio financeiro, relações institucionais e outros fatores que possam influenciar os resultados da pesquisa ou sua interpretação;
  • Como declarar: a declaração deve ser realizada no campo correspondente na plataforma de submissão e incluída no modelo de artigo da revista;
  • Submissões simultâneas: a submissão simultânea de manuscritos a outros periódicos será considerada um conflito de interesse grave, resultando na rejeição imediata do manuscrito.

Tratamento de conflitos identificados

  • A identificação e gestão de conflitos serão realizadas em conformidade com os fluxogramas do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível neste link.
  • Conflitos identificados após a publicação poderão resultar em correções, retratações ou outras ações editoriais apropriadas.

Comunicação de conflitos por terceiros

Qualquer pessoa, incluindo revisores e leitores, que identificar um possível conflito de interesse relacionado a um manuscrito submetido ou artigo publicado deve notificar a revista pelo e-mail revistaprincipia @ ifpb. edu. br.

Responsabilidades dos participantes

Autores:
Todos os autores devem declarar conflitos de interesse relevantes no momento da submissão.

Avaliadores:

  • Os avaliadores devem informar o Conselho Editorial caso tenham qualquer relação com os autores ou o tema que possa comprometer sua imparcialidade;
  • A seleção de avaliadores evitará aqueles da mesma instituição dos autores ou com colaborações acadêmicas nos últimos quatro anos.

Editores (Conselho Editorial):

  • Editores não devem participar de decisões editoriais relacionadas a manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse;
  • Em casos de impedimento, a decisão será delegada a outro membro qualificado do Conselho Editorial.

Política para membros do Conselho Editorial
Os membros do Conselho Editorial podem submeter manuscritos à revista. Contudo, nesses casos, não terão qualquer envolvimento no processo editorial ou decisório relacionado ao seu trabalho, garantindo a imparcialidade e a transparência.

A Revista Principia, ao adotar a avaliação dupla-cega (double-blind), reforça o compromisso de evitar vieses e promover processos editoriais éticos e imparciais, assegurando a credibilidade científica e a confiança da comunidade acadêmica.