Sobre a Revista
A Revista Principia, a partir de 2025, é um periódico científico de acesso aberto, de fluxo contínuo em sua publicação, atendendo as recomendações da Scielo. Até 2024, a Revista Principia tinha publicação trimestral, com números nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, e um único volume anual a partir de 2020. Está em funcionamento desde 1996, sob a gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Nossa missão é publicar e divulgar artigos científicos originais, de revisão e estudos de caso que contribuam para o avanço das áreas de conhecimento abrangidas pela revista.
Como visão, buscamos ser reconhecidos como uma revista de referência em divulgação científica no Brasil, mantendo altos padrões de rigor científico e qualidade dos trabalhos publicados.
Os valores fundamentais da Revista Principia incluem:
- integridade e qualidade científica;
- disseminação do conhecimento científico para a sociedade;
- colaboração entre pesquisadores, corpo editorial e sociedade em geral;
- ética e transparência em todas as etapas do processo e após a publicação do artigo.
A Revista Principia está classificada em diversas áreas do Qualis da CAPES (2017-2020) que podem ser acessados neste link. Também é indexada em diversas bases de dados (ver bases de dados e seus respectivos links no final desta página).
- ISSN (eletrônico): 2447-9187
- ISSN (impresso): 1517-0306
Os tipos de artigos a serem submetidos e com possibilidade de publicação na Revista Principia são (ver formatação e modelo em Diretrizes para Autores – aba no lado direito):
- Artigos originais oriundos de pesquisa científica;
- Artigos de revisão, com pelo menos um dos autores com o título de Doutor, que serão incluídos quando solicitados a especialistas pelo Editor-Chefe e/ou Editor Associado ou submetidos por especialistas (esses serão avaliados de acordo com a Política Editorial da Revista Principia). Ressaltamos a necessidade de incluir uma visão crítica dos autores, inserindo seus trabalhos no tema e avaliando-os em relação ao estado da arte sobre o tema abordado. Serão avaliados apenas artigos de revisão sistemática e integrativa nas temáticas que estão no escopo da Revista Principia.
- Relatos de casos (aplicados apenas na área de Medicina Veterinária).
Os artigos submetidos ao longo do ano (fluxo contínuo) à Revista Principia deverão ser preparados segundo as normas adotadas pelo corpo editorial e encaminhados ao Editor exclusivamente por meio do site da revista (acessar aba SUBMISSÃO no lado direito). Dúvidas podem ser encaminhadas para o Ediitor-Chefe pelo e-mail: revistaprincipia@ifpb.edu.br.
Taxas de pagamento para submissão, avaliação e publicação
Não há taxa de pagamento para submissão, avaliação ou publicação de artigos.
Taxa de aceitação de artigos a serem publicados:
- 2016: 25,25%
- 2017: 32,18%
- 2018: 18,30%
- 2019: 22,14%
- 2020: 25,99%
- 2021: 16,94%
- 2022: 14,93%
- 2023: 13,29%.
Patrocinadores
A Revista Principia é financiada com recursos destinados ao IFPB e pode obter financiamento adicional por meio de editais específicos para as revistas científicas no Brasil.
Índices bibliométricos:
- Qualis (CAPES): buscar neste link, informando ISSN 1517-0306. No quadriênio 2017-2020, a Revista Principia obteve o índice B3 para diversas áreas;
- Google Scholar: buscar neste link. Em 09/12/2024: índice h: 15; índice i10: 37.
Apresentação sobre a Revista Principia disponível, clicando neste link (10/04/2024)
Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos originais enviados para a Revista Principia passam por um rigoroso processo de avaliação. Inicialmente, o editor-chefe e posteriormente, o editor associado da área relacionada realizam uma pré-análise. Em seguida, se aprovado, o manuscrito é avaliado por pelo menos dois revisores especialistas no tema (distintos da filiação dos autores), selecionados de forma imparcial e independente (distintos da filiação dos autores), nacional ou internacionalmente, em um processo double-blind (duplo-cego).
Para serem consideradas na Revista Principia, as submissões devem ser originais, inéditas e contributivas para a área proposta, sem avaliação em outros periódicos científicos. As avaliações dos manuscritos submetidos à Revista Principia serão realizadas considerando os seguintes critérios:
- Adequação ao escopo da Revista;
- Adequação às diretrizes para os autores;
- Estrutura formal do trabalho;
- Correção, clareza e coerência da linguagem;
- Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações;
- Estrutura conceitual do trabalho;
- Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área;
- Clareza e articulação dos conceitos e das ideias;
- Atualização dos conceitos;
- Originalidade do trabalho;
- Qualidade da pesquisa;
- Relevância da pesquisa para área;
- Apresentação das ideias (encadeamento lógico, recursos gráficos, referências, entre outros);
- Outros aspectos que os avaliadores ad-hoc julgarem relevantes.
Após a avaliação pelos pares, os autores recebem os comentários dos revisores e uma das seguintes decisões: Aceito, Aceito com alterações ou Rejeitado. Os trabalhos aceitos são revisados pelos autores e então verificados pelo Editor-Associado antes de serem disponibilizados no estágio Early-View, aguardando a publicação final após revisão textual e diagramação. O tempo médio desse processo, incluindo a tomada de decisão inicial do Editor-Associado da Revista Principia e os ajustes necessários, é de quatro a cinco meses, mas varia conforme a complexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas e realizadas.
Após o Editor-Associado aprovar o manuscrito, este será verificado pelo Editor-Chefe para que os autores possam realizar pequenos ajustes na formatação e/ou aspectos técnicos, se necessário. Posteriormente, o manuscrito será disponibilizado no estágio Early-View, como um artigo da Revista Principia, publicado de forma imediata no volume anual, aguardando pelo processo de revisão textual e diagramação.
Periodicidade
A partir de 2025, a Revista Principia adotou o modelo de publicação em fluxo contínuo, seguindo as recomendações da SciELO. Nesse formato, os artigos são publicados assim que aprovados pelo Corpo Editorial, compondo um único volume anual, o que acelera a divulgação das pesquisas e aumenta a visibilidade dos trabalhos.
Anteriormente, a revista publicava seus números de forma trimestral (janeiro, abril, julho, outubro), e essa prática será ajustada para a nova periodicidade em 2025. Ainda assim, mantemos a possibilidade de publicar números especiais focados em temáticas de vanguarda nas áreas do nosso escopo (confira as normas para números especiais).
O sistema de publicação Early View permanece ativo, permitindo que os artigos aprovados sejam divulgados com seu DOI individual, com sua incorporação ao volume do ano em que foi aceito para publicação, proporcionando maior agilidade na disseminação científica. O artigo passará ainda pela Divisão de Revisão Textual e pela Divisão de Diagramação da Revista Principia, sem modificações em seu conteúdo já publicado em Early View.
Política de Acesso Livre
A Revista Principia oferece acesso livre e aberto (Open Access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, promovendo assim a democratização global do conhecimento. Essa gratuidade se estende a todo o processo editorial, desde a submissão até a publicação dos artigos pelos autores.
O acesso aberto significa a disponibilização gratuita na Internet, permitindo que os usuários leiam, façam download, copiem, distribuam, imprimam, pesquisem ou referenciem o texto integral dos documentos, além de processá-los para indexação, utilizá-los como dados para softwares ou para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas.
A Revista Principia permite acesso aberto a todos os trabalhos publicados, preservando os direitos autorais dos autores. Em conformidade com os princípios da Ciência Aberta, os autores cedem à revista apenas os direitos de primeira publicação, promovendo a livre circulação e reutilização do conhecimento científico.
Os artigos são publicados em formato eletrônico, disponibilizados na página da Revista Principia e nos sites dos indexadores. Após a publicação, a Revista Principia permite que os artigos possam ser republicados em repositórios institucionais, páginas de grupos de pesquisa ou páginas pessoais dos autores, desde que o link direcione ao artigo publicado na Revista Principia.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista para repositórios institucionais, com reconhecimento de autoria e a publicação inicial na Revista Principia.