História da Revista Principia
A Revista Principia foi criada em 1996 por um grupo de professores que iniciavam seus trabalhos de pesquisa na antiga Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB). Com a transformação da ETFPB em Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) em 2003, e posteriormente em Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em 2008, a Revista Principia passou a utilizar sistemas de informação para melhorar o gerenciamento do fluxo. Em 2015, adotou o Open Journal Systems (OJS).
A periodicidade da Revista Principia também evoluiu ao longo dos anos. Inicialmente, era publicada anualmente, passando a ser semestral a partir de 2008 até 2015. Em 2016, tornou-se quadrimestral e, em 2017, passou a ser divulgada de forma trimestral, incluindo alguns números especiais, devido ao aumento no número de manuscritos recebidos e aprovados para publicação. Em 2015, a revista também optou pelo formato exclusivamente eletrônico. A partir de 2025, a Revista Principia adotou o fluxo contínuo em suas publicações, em volume anual, seguindo recomendações da Scielo.
A Revista Principia passou a ser reconhecida pela comunidade acadêmica nacional e internacional, sendo procurada por pesquisadores para a publicação de seus manuscritos. A inserção da revista em diversas bases de dados contribuiu para uma melhor divulgação dos trabalhos publicados.
Para mais detalhes sobre a história da Revista Principia, consulte este link.
Editores-chefes da Revista Principia
2021 (atual) – Prof. Dr. Ademar Gonçalves da Costa Junior (IFPB)
2015-2021 – Prof. Dr. Carlos Danilo Miranda Regis (IFPB)
2012-2015 – Profa. Dra. Nelma Mirian Chagas de Araujo (IFPB)