Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p105-119

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Aprendizagem, Matemática

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer algumas das possíveis causas associadas às dificuldades de aprendizagem em Matemática. A partir de uma pesquisa de campo, realizada por meio de questionários a alunos concluintes do Ensino Médio, e seus respectivos professores de Matemática, buscou-se responder às seguintes inquietações: Por que a Matemática é um dos componentes curriculares em que os alunos apresentam maior dificuldade? Como essas dificuldades podem ser superadas, mediante o conhecimento de suas causas? A partir de uma revisão na literatura, identificaram-se algumas das causas, como a capacitação dos professores que atuam nas séries iniciais, a influência da família e as metodologias adotadas por professores de Matemática. Com a pesquisa de campo, evidenciou-se que as dificuldades ainda podem estar relacionadas à falta de compreensão e interpretação, ao aprendizado superficial e a problemas de concentração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, B. et al. Formação em Pedagogia e universo de atuação docente nos anos iniciais. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 953-976, 2012.

BESSA, K. P. Dificuldades de aprendizagem em matemática na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Universidade Católica de Brasília, 2007. Disponível em: http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22007/KarinaPetriBessa.pdf. Acesso em: 11 abr. 2014.

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, 1997.

BRASIL. Congresso. Senado. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília, 1996.

BRUM, W. P. Crise no ensino de matemática: amplificadores que potencializam o fracasso da aprendizagem. São Paulo: Clube dos Autores, 2013.

CUNHA, M. I. A relação professor-aluno. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática. 27. ed. Campinas: Papirus, 2009.

CUNHA, D. R.; COSTA, S. S. C. A Matemática na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. In: III MOSTRA DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO, 2008, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: PUCRS, 2008. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/EducacaoemCienciaseMatematica/62905%20-%20DEISE%20ROOS%20CUNHA.pdf. Acesso em: 10 out. 2014.

D’ AMBROSIO, U. Educação matemática da teoria à prática. 22. ed. Campinas-SP, Papirus, 2011.

DUHALDE, M. E.; GONZÁLEZ, M. T. C. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro-SP, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de estatística. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LIMA, E. L. Sobre o ensino da matemática. Revista do Professor de Matemática, n. 28, 1995.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

MACHADO, I. A. Algumas dificuldades do ensino da matemática na 7ª série do ensino fundamental. Universidade Católica de Brasília, 2005. Disponível em: http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/IveteAlvesMachado.pdf. Acesso em: 11 abr. 2014.

MARTINS, J. S. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

OLIVEIRA, E. A. C.; OLIVEIRA, M. F. A. Dificuldades apresentadas por alunos do ensino fundamental da disciplina em matemática. Revista Práxis, ano 2, n. 5, 2011.

SÁ, R. O ensino da matemática nas séries inicias. Infoescola: navegando e aprendendo. 2012. Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao-matematica/o-ensino-da-matematica-nas-series-iniciais/. Acesso em: 18 maio 2014.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 1-14, 2004.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000.

WIETHAUS, L. T. Dificuldades de aprendizagem no ensino de 1ª e 4º série. Caxias do Sul, RS, 1985. 59f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento motor de 1ª e 4ª série) – Universidade de Caxias do Sul, 1985.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Como Citar

PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 105–119, 2018. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n38p105-119. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1612. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensino