Literatura, Escola e Formação literária: entre práticas e descaminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p169-177

Palavras-chave:

Escola, Letramento literário, Literatura, Formação leitora, História da leitura

Resumo

A escola constitui-se um espaço privilegiado para estimular o gosto pela leitura, cabendo a ela, portanto, a promoção do acesso às obras literárias, de maneira a provocar os chamados “comportamentos leitores”. Nesse contexto, torna-se imperiosa, para a formação de leitores, uma abordagem em torno dessa mediação que reconheça na escolarização da literatura um processo inevitável no universo escolar. Inserindo-se nessa discussão, a partir da concepção de que o letramento literário é fonte e principal função da literatura escolarizada, o presente artigo busca lançar aqui algumas reflexões, notadamente no que se refere ao acesso à leitura de textos literários, acerca de práticas docentes adotadas para a mediação da leitura literária na escola. Para fundamentar as discussões, buscamos como referência estudos de especialistas que reforçam a preocupação com o ensino de literatura e coadunam com a nossa forma de pensar e conceber o seu lugar na escola.


 

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Publicado

31-12-2015

Como Citar

FORMIGA, G. M.; INÁCIO, F. A.; BARBOSA, S. de F. P. Literatura, Escola e Formação literária: entre práticas e descaminhos. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 169–177, 2015. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n28p169-177. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/389. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes
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