Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Trajetória para a construção de leitores
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p112-121Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Letramento Literário, Formação de Leitores, EJAResumo
No contexto de formação de leitores, é responsabilidade da escola proporcionar condições de educar cidadãos de forma crítica e reflexiva, conscientes de seu estar no mundo, especialmente aqueles aos quais não foi oportunizado devidamente o acesso a uma educação formal na idade escolar. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva, de um modo geral, analisar características e dificuldades que permeiam o letramento literário na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Especificamente, com vistas a estabelecer um diálogo entre esta modalidade de ensino e o letramento literário, buscamos discutir possíveis causas que envolvem esta problemática, além de pontuar, teoricamente, práticas efetivas de ensino de literatura, de modo a apresentar um cenário possível para a promoção do processo de formação de leitores. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica os estudos de Cosson (2006a, 2006b, 2009), Lajolo (1993), Zilberman (2008a, 2008b), entre outros. No que tange ao processo metodológico, optamos pela pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa, a partir de leituras pertinentes à temática em questão. Como resultados obtidos, esta pesquisa nos autoriza a pontuar a importância da literatura no universo da EJA como fator responsável pela formação profissional e humana dos estudantes, bem como a necessidade de constante busca por novos usos de metodologias que atendam as necessidades impostas pelas especificidades dessa modalidade de ensino em nosso país.
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