Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Trajetória para a construção de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p112-121

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Letramento Literário, Formação de Leitores, EJA

Resumo

No contexto de formação de leitores, é responsabilidade da escola proporcionar condições de educar cidadãos de forma crítica e reflexiva, conscientes de seu estar no mundo, especialmente aqueles aos quais não foi oportunizado devidamente o acesso a uma educação formal na idade escolar. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva, de um modo geral, analisar características e dificuldades que permeiam o letramento literário na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Especificamente, com vistas a estabelecer um diálogo entre esta modalidade de ensino e o letramento literário, buscamos discutir possíveis causas que envolvem esta problemática, além de pontuar, teoricamente, práticas efetivas de ensino de literatura, de modo a apresentar um cenário possível para a promoção do processo de formação de leitores. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica os estudos de Cosson (2006a, 2006b, 2009), Lajolo (1993), Zilberman (2008a, 2008b), entre outros. No que tange ao processo metodológico, optamos pela pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa, a partir de leituras pertinentes à temática em questão. Como resultados obtidos, esta pesquisa nos autoriza a pontuar a importância da literatura no universo da EJA como fator responsável pela formação profissional e humana dos estudantes, bem como a necessidade de constante busca por novos usos de metodologias que atendam as necessidades impostas pelas especificidades dessa modalidade de ensino em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel. “A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão”. In: Construção coletiva: contribuições à Educação de Jovens e Adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº Lei nº 13.632, de 06 de março de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13632.htm. Acesso em: 12 dez. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 11/2000, de 10 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Trabalhando com a educação de jovens e adultos – Alunos e alunas da EJA. Brasília, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CARVALHO, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro. A Leitura de mitos clássicos na EJA: superando as relações de poder na sala de aula para a formação do leitor literário. São Luís: UFMA, 2012. Disponível em: http://caxias.ufma.br:8080/pgcult/dissertacoesd oc/2010/A_LEITURA_DE_MITOS_CLASSICOS_EJA.pdf. Acesso em: 08 jun. 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, p. 14-16, 2006a.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006b.

COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, agosto-2009. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos São Paulo, v. 2, p. 101-107, 2011. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 30 jan. 2018.

FORMIGA, Girlene Marques; INÁCIO, Francilda Araújo. Literatura no Ensino Médio: reflexões e proposta metodológica. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro, n. 22, p. 179-197, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed., São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HADDAD, Sergio; DI PIERRO, Maria. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2001.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Semear outras soluções. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5. ed., São Paulo: Contexto, 2007.

SOARES, Leôncio José Gomes. Diretrizes curriculares nacionais: Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Joice Ribeiro Machado da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino em revista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 167–179, jan./jun. 2012.

ZILBERMAN, Regina. A leitura no Brasil: sua história e suas instituições. [2001?]. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/regina.html. Acesso em: 24 abr. 2019.

ZILBERMAN, Regina . O papel da literatura na escola. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, p. 11–22, dez. 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2