Alfabetização e Letramento: no processo de ensino e aprendizagem

Leticia Lauer Verdam

Faculdade de Americana Brasil

Wagner Feitosa Avelino

ORCID iD Faculdade de Americana Brasil

Resumo

É notório que a alfabetização e letramento são de suma importância no cotidiano escolar, compondo o processo de ensino e aprendizagem desde a inserção da criança no sistema de ensino. Para sua efetivação, entretanto, requerem-se conhecimentos básicos, seja na formação inicial ou continuada dos educadores e dos alunos da educação básica. Desse modo, o presente texto tem como objetivo ressaltar as concepções de alfabetização e letramento, diante das necessidades de aprofundamento da formação docente, oferecidos pelos órgãos governamentais. A metodologia segue a abordagem de análise bibliográfica, por meio de artigos científicos, documentos oficiais e obras que permeiam a temática. Sobretudo pesquisadores como: Teberosky, Ferreiro, Soares, Vilas Boas, Vallin, entre outros, serviram de arcabouço teórico para a fundamentação desta pesquisa. Destaca-se que o educador carece fomentar sobre o ensino, a aprendizagem e sobre o cotidiano em sala de aula, fazendo questionamentos acerca de: O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? Por fim, o sucesso escolar dependerá de um planejamento de ensino e do auxílio às crianças durante o processo de alfabetização e letramento. Considera-se que não é uma tarefa fácil ensinar, mas as instituições de ensino precisam apoiar seus docentes nessa labuta contemporânea.

Palavras-chave


Alfabetização; Aprendizagem; Formação Docente; Ensino; Letramento.


Texto completo:

Referências


BEHERENS, M. Paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BIANCHINI, R.; FRUET, F. S. O. Integração das tecnologias nos processos de alfabetização e letramento: Investigação-ação educacional em uma escola pública da rede municipal de Lajeado - RS. In: I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul, 2012, Pelotas.

BRASIL. Ministério da Educação. Analfabetismo no país cai de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34167 Acesso em: 08 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 03 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ano 01. Unidade 01. Currículo na Alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Brasília/DF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 280, de 19 de Fevereiro de 2020. Institui o Programa Tempo de Aprender, que dispõe sobre a alfabetização escolar no âmbito do Governo Federal. MEC/SEB, 2020. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender Acesso em: 06 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília: MEC, SEALF, 2019. 54 p.

BROTTO, Ivete Janice de Oliveira Alfabetização: um tema, muitos sentidos. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008.

CASTELLS, M. A rede torna mais difícil a opressão, diz Manuel Castells. [09 de junho, 2013]. Jornal Zero Hora [on line]. Entrevista concedida a Carlos André Moreira. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e lazer/segundo-caderno/noticia/2013/06/a-redetorna-mais-dificil-a-opressao-diz-manuel-castells-4164803.html Acesso em: 08 set. 2020.

COELHO, Izac Trindade. Pedagogia Histórico- Crítica e Alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico–crítica do ensino da leitura e da escrita. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara. 2016.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi- bó-bu. São Paulo. Scipione, 1999.

DANTAS, Cláudia Vasconcelos; LIMA, Aparecida Lúcia de Souza Lima. Alfabetização e Letramento: um estudo de caso nos primeiros anos do Ensino Fundamental na escola pública de Jandira E-FACEQ. Ano 2, número 2, agosto de 2013.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzáles et.al. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2004.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Grubhas, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

MONTEIRO, Sara Mourão; MORAIS, Artur Gomes de; MONTUANI, Daniela Freitas Brito. Apresentação - alfabetização e letramento - perspectivas e análises do campo educacional. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 36, e000036, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982020000100701&lng=en&nrm.=iso Acesso em: 08 set. 2020.

MORAN. J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Penso, 2017.

MORTATTI, Maria R.L. Conferência proferida durante o seminário “Alfabetização e Letramento em Debate”, promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizada em Brasília, em 24 de Abril de 2006.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, Magda, Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2003.

SOARES, Magda. Letramento. Um tema em três gêneros. Autêntica: Belo Horizonte – 2004.

TEBEROSKY, Ana. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: 2003.

TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da Língua Escrita, 2013, p.151, Ed. Vozes.

VILAS BOAS, Valéria A. P.; VALLIN, Celso. Alfabetização de crianças utilizando recursos tecnológicos. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, p. 63- 74, 2013. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/745 Acesso em: 08 set. 2002.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4190

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1293

Total de downloads do artigo: 819