Alfabetização e Letramento: no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4190Palavras-chave:
Alfabetização, Aprendizagem, Formação Docente, Ensino, Letramento.Resumo
É notório que a alfabetização e letramento são de suma importância no cotidiano escolar, compondo o processo de ensino e aprendizagem desde a inserção da criança no sistema de ensino. Para sua efetivação, entretanto, requerem-se conhecimentos básicos, seja na formação inicial ou continuada dos educadores e dos alunos da educação básica. Desse modo, o presente texto tem como objetivo ressaltar as concepções de alfabetização e letramento, diante das necessidades de aprofundamento da formação docente, oferecidos pelos órgãos governamentais. A metodologia segue a abordagem de análise bibliográfica, por meio de artigos científicos, documentos oficiais e obras que permeiam a temática. Sobretudo pesquisadores como: Teberosky, Ferreiro, Soares, Vilas Boas, Vallin, entre outros, serviram de arcabouço teórico para a fundamentação desta pesquisa. Destaca-se que o educador carece fomentar sobre o ensino, a aprendizagem e sobre o cotidiano em sala de aula, fazendo questionamentos acerca de: O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? Por fim, o sucesso escolar dependerá de um planejamento de ensino e do auxílio às crianças durante o processo de alfabetização e letramento. Considera-se que não é uma tarefa fácil ensinar, mas as instituições de ensino precisam apoiar seus docentes nessa labuta contemporânea.
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