A crônica jornalística de Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p37-41Palavras-chave:
Mário de Andrade, crônica, jornalismoResumo
O presente trabalho tem como foco essencial recompor o percurso jornalístico desenvolvido por Mário de Andrade, notadamente no que se refere à sua produção cronística. Multifacetada, a obra do escritor transitou também pela elaboração de crônicas literárias, na imprensa paulistana do início do século passado, fato de relevo no contexto restaurador de sua rica e vasta produção literária. Considerada um gênero híbrido situado historicamente entre o jornalismo e a literatura, a crônica representa um fecundo canal veiculador do pensamento estético e ideológico desse que é reconhecido como um dos maiores expoentes da nossa literatura.
Downloads
Métricas
Referências
CASTRO, Moacir Werneck de. Mário de Andrade: exílio no Rio. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
DIÁRIO NACIONAL. São Paulo. Edições entre 1927 e 1932.
LOPES, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade: Táxi e Crônicas no Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
SACHS, Sônia. Mário de Andrade: Vida literária. São Paulo: EDUSP/HUCITEC, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.