- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
A literatura infantil na escola
Resumo
Este ensaio problematiza o tratamento dado pela escola à literatura infantil, criticando algumas práticas com o texto literário em sala de aula, ao mesmo tempo que chama a atenção para outras possibilidades de abordagem, baseadas em práticas que incitem a imaginação e criatividade das crianças, através de metodologias que as levem a conhecer mais atentamente a sua realidade e favoreçam a sua emancipação pessoal.
Palavras-chave
Literatura; Escola
Texto completo:
Referências
AVERBUCK, Lígia Morrone. A poesia e a escola. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
BARBOSA FILHO, Hildeberto. Literatura: as fontes do prazer. João Pessoa: Idéia, 2000.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura? 3 ed., São Paulo: Ática, 1987.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. 5 ed., São Paulo: Ática, 1986.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças - para conhecer a literatura infantil: histórias, autores e textos. 3 ed. São Paulo: Global, 1988.
MAGALHÃES, Lígia Cadermatori e ZILBERMAN, Regina . Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Idéia, 1995.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na escola: teoria e prática. 7 ed. São Paulo: Global, 1987.
Visitas a este artigo: 394
Total de downloads do artigo: 408