A literatura infantil na escola
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7806Palavras-chave:
Literatura, EscolaResumo
Este ensaio problematiza o tratamento dado pela escola à literatura infantil, criticando algumas práticas com o texto literário em sala de aula, ao mesmo tempo que chama a atenção para outras possibilidades de abordagem, baseadas em práticas que incitem a imaginação e criatividade das crianças, através de metodologias que as levem a conhecer mais atentamente a sua realidade e favoreçam a sua emancipação pessoal.Downloads
Referências
AVERBUCK, Lígia Morrone. A poesia e a escola. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
BARBOSA FILHO, Hildeberto. Literatura: as fontes do prazer. João Pessoa: Idéia, 2000.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura? 3 ed., São Paulo: Ática, 1987.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. 5 ed., São Paulo: Ática, 1986.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças - para conhecer a literatura infantil: histórias, autores e textos. 3 ed. São Paulo: Global, 1988.
MAGALHÃES, Lígia Cadermatori e ZILBERMAN, Regina . Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Idéia, 1995.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na escola: teoria e prática. 7 ed. São Paulo: Global, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.