Ruptura e enfrentamento: uma leitura de Macário, de Álvares de Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p108-112Palavras-chave:
romantismo, descontinuidade, Álvares de AzevedoResumo
Este texto tem por objetivo focalizar o Movimento Romântico, surgido no século XVIII,
como marca do início de um processo histórico de Descontinuidade e questionamento da cultura. O drama Macário, de Álvares de Azevedo, será aqui observado como representante de uma tendência que rompeu com o cânone clássico, imprimindo no âmbito da literatura brasileira um avanço dos padrões estéticos da época.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Álvares. Obra Completa. (Org. Alexei Bueno). Rio de Janeiro Nova Aguillar, 2000.
AZEVEDO, Álvares de. Macário. Seleção e apresentação de Hildon Rocha. 2. ed., Francisco Alves: Rio de Janeiro, 1987.
CANDIDO, Antonio. A Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
GUINSBURG, J. (Org.). O Romantismo. Perspectiva: São Paulo, 1978.
HUGO. Vítor. Do grotesco e do sublime: tradução do prefácio de Cromwell. Tradução e notas de Célia Berrettinni. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002
POLAR, Antonio Cornejo. O Condor voa - Literatura e Cultura Latino-americana. Trad. Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.