O cenário de EAD institucionalizada: uma análise do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal da Paraíba

Autores

  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0002-4988-7699
  • Francilda Araújo Inácio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0001-5637-5555
  • Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0003-1470-7042
  • Cristina Rothier Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p132-140

Palavras-chave:

Formação docente, Institucionalização de Educação a Distância, IFPB, Curso de Letras

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, que estabeleceu para si uma nova cultura educacional, por meio da adoção de recursos pedagógicos e tecnológicos próprios da educação a distância, criando o Curso de Licenciatura em Letras, o primeiro curso na modalidade EAD fomentado pela própria instituição sem qualquer recurso de agências financiadoras. Além de compreender o processo de implantação desse curso no IFPB, busca examiná-lo, contextualizando em um cenário de oferta de licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, abordando perspectivas da formação de professores no IFPB. Metodologicamente, apropriando-se da utilização de um estudo de caso, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, haja vista a sua maior compreensão da especificidade dada ao contexto do objeto de estudo, que solicitou, além da análise documental, por meio de dispositivos legais, revisão bibliográfica acerca das questões discutidas. Como resultados obtidos, verificou-se que, embora o Curso de Letras ainda apresente algumas fragilidades em seu processo de consolidação, o IFPB desponta no pioneirismo quanto à criação de um modelo de institucionalização de educação a distância e ao atendimento de uma política educacional com vistas à busca incessante de proposição de uma formação docente de qualidade.

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Referências

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Publicado

2017-09-28

Edição

Seção

Ensino

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