O cenário de EAD institucionalizada: uma análise do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal da Paraíba

Girlene Marques Formiga

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Francilda Araújo Inácio

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Cristina Rothier Duarte

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, que estabeleceu para si uma nova cultura educacional, por meio da adoção de recursos pedagógicos e tecnológicos próprios da educação a distância, criando o Curso de Licenciatura em Letras, o primeiro curso na modalidade EAD fomentado pela própria instituição sem qualquer recurso de agências financiadoras. Além de compreender o processo de implantação desse curso no IFPB, busca examiná-lo, contextualizando em um cenário de oferta de licenciaturas na Rede Federal de Educação Profissional, abordando perspectivas da formação de professores no IFPB. Metodologicamente, apropriando-se da utilização de um estudo de caso, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, haja vista a sua maior compreensão da especificidade dada ao contexto do objeto de estudo, que solicitou, além da análise documental, por meio de dispositivos legais, revisão bibliográfica acerca das questões discutidas. Como resultados obtidos, verificou-se que, embora o Curso de Letras ainda apresente algumas fragilidades em seu processo de consolidação, o IFPB desponta no pioneirismo quanto à criação de um modelo de institucionalização de educação a distância e ao atendimento de uma política educacional com vistas à busca incessante de proposição de uma formação docente de qualidade.

Palavras-chave


Formação docente; Institucionalização de Educação a Distância; IFPB; Curso de Letras


Texto completo:

Referências


ASSIS, M. C. Licenciatura nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: implantação e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.

BRABO, T. S. A. M.; CORDEIRO, A. P.; MILANEZ, S. G. C. Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria do Ministério da Educação n. 2.253, de 18 de outubro de 2001. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, n.º 201, Brasília, DF, 19 out./2001. Disponível em: http://www.cmconsultoria.com.br/legislacao/portarias/2001/por_2001_2253_MEC_regulamentacao_oferecimento.pdf. Acesso em: 14 jul. 2016.

______________. Ministério da Educação. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998. Disponível em: http://portal.mec.br/seede/arquivo/ pdf/dec_5622.pdf. Acesso em: 15 mar. 2013.

______________. Ministério da Educação. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 20 jul. 2016.

______________. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal, de 02 de março de 2015. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 03 out. de 2015.

______________. Decreto n.5773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Diario Oficial Uniao. Brasília, DF, 10 maio 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8754.htm. Acesso em: 17 ago. 2017.

______________. Decreto n. 6303, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial União. Brasília, DF, 12 dezembro 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm. Acesso em: 17 ago. 2017.

______________. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as leis de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial União. Brasília, DF, 20 dezembro 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jul. 2016.

______________. Lei n. 11.892, de 27 de novembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial União. Brasília, DF Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 jul. 2016.

______________. Portaria do Ministério da Educação n. 1.134, de 10 de Outubro de 2016. Disponível em: https://aprender.unb.br/2-uncategorised/12-nova-portaria-do-mec-sobre-a-oferta-a-distancia-de-disciplina-dos-cursos-presenciais. Acesso em: 14 jul. 2016.

______________.Termo de acordo de metas e compromissos MEC/IF's, 2011. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/prodin/images/banners/termo_de_acordo_de_metas.pdf. Acesso em: 02 maio. 2017.

______________. Ministério da Educação. Um novo modelo em Educação, profissional e tecnológica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&Itemid=30192. Acesso em: 05 maio. 2017.

______________. Resolução CNE/CES n. 1, de 11 de março de 2016, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes?id=12928. Acesso em: 20 jul. de 2016.

FLACH, A.; FORSTER, M. M. S. Formação de Professores nos Institutos Federais: uma identidade por construir. In: XXXVII REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1-17, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt08-4027.pdf.

LUDWIG, A. C. W. Métodos de Pesquisa de Educação. Educação em Revista, v. 15, n. 2, p.7-32, 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/5077/3593.

NASS, D. P. Licenciaturas a distância em física e química no Tocantins: trajetórias, possibilidades e limites. Tese (Doutorado em Ciências)–Universidade de São Paulo, 2012.

PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Editora Ática, 2002.

IFPB. Plano de Desenvolvimento Institucional 2010 – 2014. Disponível em: https://editor.ifpb.edu.br/institucional/pdi/PLANO_DE_DESENVOLVIMENTO_INSTITUCIONAL.pdf/view. Acesso em: 03 out. 2015.

IFPB. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015 – 2019. Disponível em: http://www.ifpb.edu.br/praf/assuntos/documentos-praf/area6/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-2015-2019.pdf/view. Acesso em: 14 jul. 2016.

IFPB. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, 2012. Disponível em: https://editor.ifpb.edu.br/campi/joao-pessoa/cursos/cursos-superiores-de-licenciatura/letras-a-distancia-com-habilitacao-em-lingua-portuguesa/matriz-curricular/Projeto%20Pedagogico%20Curso%20Letras%20-1.pdf/view. Acesso em: 14 jul. 2016.

IFPB. Regimento Geral 2010 – versão final, 2011. Disponível em: https://editor.ifpb.edu.br/institucional/regimento-geral/regimento-geral/view. Acesso em: 03 out. 2015.

MEC. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 ago. de 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p132-140

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2754

Total de downloads do artigo: 1901