Impacto financeiro na Gestão de Estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamento
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p84-92Palavras-chave:
Logística reversa de pós-venda, Gestão de estoques, Lojas de departamentoResumo
A logística reversa tem sido utilizada pelas organizações por ser considerada um instrumento de desenvolvimento socioeconômico que viabiliza a redução de custos durante o processo produtivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a gestão de estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamentos e, como objetivos específicos, compreender o canal logístico reverso de uma loja de departamento do setor de varejo; entender o funcionamento do sistema de informação logístico reverso da loja; descrever e mensurar os seus custos do Estoque 9000, durante um período de 06 meses, e comparar os custos de estoque com alternativas de investimento. Para tanto, a metodologia utilizada caracterizou-se como aplicada, exploratório-descritiva, quali-quantitativa, documental e bibliográfica. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco, análise de índices, relatórios e de dados obtidos mediante o acesso aos sistemas de informação da empresa. O tratamento e análise dos dados se deram através da utilização da Curva ABC, índices de desempenho logísticos, tabelas e gráficos de barra. A revisão bibliográfica permitiu o embasamento necessário para a argumentação da temática abordada e a proposição de possíveis intervenções que levem à solução dos problemas encontrados. A partir desta pesquisa, foi possível concluir que as dificuldades enfrentadas no processo de devolução dos produtos com defeito retornados à loja são ocasionadas por falhas na transferência de informações provenientes dos sistemas de informação logísticos utilizados pela loja. Também foi possível observar que estas falhas têm prejudicado a produtividade do estoque e aumentado os custos operacionais da empresa.
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