Impacto financeiro na Gestão de Estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamento
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p84-92Palavras-chave:
Logística reversa de pós-venda, Gestão de estoques, Lojas de departamentoResumo
A logística reversa tem sido utilizada pelas organizações por ser considerada um instrumento de desenvolvimento socioeconômico que viabiliza a redução de custos durante o processo produtivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a gestão de estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamentos e, como objetivos específicos, compreender o canal logístico reverso de uma loja de departamento do setor de varejo; entender o funcionamento do sistema de informação logístico reverso da loja; descrever e mensurar os seus custos do Estoque 9000, durante um período de 06 meses, e comparar os custos de estoque com alternativas de investimento. Para tanto, a metodologia utilizada caracterizou-se como aplicada, exploratório-descritiva, quali-quantitativa, documental e bibliográfica. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco, análise de índices, relatórios e de dados obtidos mediante o acesso aos sistemas de informação da empresa. O tratamento e análise dos dados se deram através da utilização da Curva ABC, índices de desempenho logísticos, tabelas e gráficos de barra. A revisão bibliográfica permitiu o embasamento necessário para a argumentação da temática abordada e a proposição de possíveis intervenções que levem à solução dos problemas encontrados. A partir desta pesquisa, foi possível concluir que as dificuldades enfrentadas no processo de devolução dos produtos com defeito retornados à loja são ocasionadas por falhas na transferência de informações provenientes dos sistemas de informação logísticos utilizados pela loja. Também foi possível observar que estas falhas têm prejudicado a produtividade do estoque e aumentado os custos operacionais da empresa.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2001.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2006.
BAZZOTI, C.; GARCIA, E. A importância do sistema de informação gerencial para a tomada de decisões. Ciências Sociais aplicadas em revista, v. 6, n. 11, 2006. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-dos-sistema-de-informacao-gerencial-para-as-empresas/78358/. Acesso em: 12 fev. 2017.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2010.
BULLER, L. S. Logística empresarial. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.
CAVALLAZZI, E.; VALENTE, L. Logística Reversa – Muito Além da Reciclagem, 2010. Disponível em: http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-reversamuito-alem-da-reciclagem/. Acesso em: 07 nov. 2017.
CHAVES, G. L. D.; MARTINS, R. Diagnóstico da logística reversa na cadeia de suprimentos de alimentos processados no oeste paranaense. In: VIII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS (SIMPOI), 7., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2005, p. 4.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da produção e operações – manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FABIANO, C. Logística: um enfoque prático. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MOURA, B. Logística: conceitos e tendências. 1 ed. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2006.
NIZZA, C. L. A influência da comunicação na busca de informações do consumidor de varejo. Revista Pretexto, v. 4, n. 1, p. 17-24, 2003.
O´BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2002.
OLIVEIRA, E. B.; RAIMUNDINI, S. L. Aplicação da logística reversa: estudo de caso em uma indústria fotográfica e em uma indústria de fécula de mandioca. In: VIII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS (SIMPOI), 8., 2005, São Paulo: FGV, 2005, p. 1-14.
POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: Como Facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.