Impacto financeiro na Gestão de Estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamento

Autores

  • Milenna Hellen da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Edlaine Correia Sinézio Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-3284-7970
  • Márcio Carvalho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-1470-7042

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p84-92

Palavras-chave:

Logística reversa de pós-venda, Gestão de estoques, Lojas de departamento

Resumo

A logística reversa tem sido utilizada pelas organizações por ser considerada um instrumento de desenvolvimento socioeconômico que viabiliza a redução de custos durante o processo produtivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a gestão de estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamentos e, como objetivos específicos, compreender o canal logístico reverso de uma loja de departamento do setor de varejo; entender o funcionamento do sistema de informação logístico reverso da loja; descrever e mensurar os seus custos do Estoque 9000, durante um período de 06 meses, e comparar os custos de estoque com alternativas de investimento. Para tanto, a metodologia utilizada caracterizou-se como aplicada, exploratório-descritiva, quali-quantitativa, documental e bibliográfica. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco, análise de índices, relatórios e de dados obtidos mediante o acesso aos sistemas de informação da empresa. O tratamento e análise dos dados se deram através da utilização da Curva ABC, índices de desempenho logísticos, tabelas e gráficos de barra. A revisão bibliográfica permitiu o embasamento necessário para a argumentação da temática abordada e a proposição de possíveis intervenções que levem à solução dos problemas encontrados. A partir desta pesquisa, foi possível concluir que as dificuldades enfrentadas no processo de devolução dos produtos com defeito retornados à loja são ocasionadas por falhas na transferência de informações provenientes dos sistemas de informação logísticos utilizados pela loja. Também foi possível observar que estas falhas têm prejudicado a produtividade do estoque e aumentado os custos operacionais da empresa.  

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Publicado

2018-08-18

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

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