Impacto financeiro na Gestão de Estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamento

Milenna Hellen da Silva Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Edlaine Correia Sinézio Martins

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Márcio Carvalho da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A logística reversa tem sido utilizada pelas organizações por ser considerada um instrumento de desenvolvimento socioeconômico que viabiliza a redução de custos durante o processo produtivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a gestão de estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamentos e, como objetivos específicos, compreender o canal logístico reverso de uma loja de departamento do setor de varejo; entender o funcionamento do sistema de informação logístico reverso da loja; descrever e mensurar os seus custos do Estoque 9000, durante um período de 06 meses, e comparar os custos de estoque com alternativas de investimento. Para tanto, a metodologia utilizada caracterizou-se como aplicada, exploratório-descritiva, quali-quantitativa, documental e bibliográfica. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco, análise de índices, relatórios e de dados obtidos mediante o acesso aos sistemas de informação da empresa. O tratamento e análise dos dados se deram através da utilização da Curva ABC, índices de desempenho logísticos, tabelas e gráficos de barra. A revisão bibliográfica permitiu o embasamento necessário para a argumentação da temática abordada e a proposição de possíveis intervenções que levem à solução dos problemas encontrados. A partir desta pesquisa, foi possível concluir que as dificuldades enfrentadas no processo de devolução dos produtos com defeito retornados à loja são ocasionadas por falhas na transferência de informações provenientes dos sistemas de informação logísticos utilizados pela loja. Também foi possível observar que estas falhas têm prejudicado a produtividade do estoque e aumentado os custos operacionais da empresa.  

Palavras-chave


Logística reversa de pós-venda; Gestão de estoques; Lojas de departamento


Texto completo:

Referências


BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2001.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2006.

BAZZOTI, C.; GARCIA, E. A importância do sistema de informação gerencial para a tomada de decisões. Ciências Sociais aplicadas em revista, v. 6, n. 11, 2006. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-dos-sistema-de-informacao-gerencial-para-as-empresas/78358/. Acesso em: 12 fev. 2017.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2010.

BULLER, L. S. Logística empresarial. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

CAVALLAZZI, E.; VALENTE, L. Logística Reversa – Muito Além da Reciclagem, 2010. Disponível em: http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-reversamuito-alem-da-reciclagem/. Acesso em: 07 nov. 2017.

CHAVES, G. L. D.; MARTINS, R. Diagnóstico da logística reversa na cadeia de suprimentos de alimentos processados no oeste paranaense. In: VIII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS (SIMPOI), 7., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2005, p. 4.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da produção e operações – manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FABIANO, C. Logística: um enfoque prático. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

LEITE, P. R. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MOURA, B. Logística: conceitos e tendências. 1 ed. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2006.

NIZZA, C. L. A influência da comunicação na busca de informações do consumidor de varejo. Revista Pretexto, v. 4, n. 1, p. 17-24, 2003.

O´BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2002.

OLIVEIRA, E. B.; RAIMUNDINI, S. L. Aplicação da logística reversa: estudo de caso em uma indústria fotográfica e em uma indústria de fécula de mandioca. In: VIII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS (SIMPOI), 8., 2005, São Paulo: FGV, 2005, p. 1-14.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: Como Facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n42p84-92

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2168

Total de downloads do artigo: 1568