Análise da evasão na Educação a Distância: um estudo no curso de bacharelado em Administração Pública do IFPB/UAB

Autores

  • Patricia Soares de Araújo Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Emmanuelle Arnaud Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-2921-5430
  • Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-1470-7042

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p139-151

Palavras-chave:

Administração Pública, Educação a distância, Evasão

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a evasão do Bacharelado em Administração Pública (BAP) do IFPB/UAB, na modalidade EaD, na percepção dos estudantes. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online. A partir da análise descritiva das variáveis socioeconômicas e educacionais pode-se considerar que o perfil do aluno evadido é, em sua maioria, do sexo masculino, com renda individual de até 3 salários mínimos; a matrícula no BAP foi sua primeira experiência com EaD e cursou apenas dois semestres. Com o modelo econométrico Logit, verificou-se que os alunos do sexo masculino, com pais com maiores níveis de escolaridade e baixos níveis de renda individual são as variáveis que contribuem com o aumento da evasão. Sobre as motivações para a evasão, a maioria dos respondentes disse que os questionamentos de ordem acadêmicos e institucionais; sociais, políticos e econômicos; e pessoais propostos ‘não contribuíram’ para sua decisão de desistirem do BAP. Tal revelação remete a estudos futuros, pois ficou evidente a ocorrência de uma evasão sem razão determinante, uma vez que as categorias de análises já foram testadas em trabalhos anteriores e apontaram resultados passíveis a um caminho lógico em busca de conter a evasão pela EaD.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Educação

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