“Dá pro gasto!” Um produto educacional sobre educação financeira para discentes beneficiários da assistência estudantil

Jessyca Mayara Nunes dos Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

 

Emmanuelle Arnaud Almeida

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A Política de Assistência Estudantil atua na tentativa de reduzir as desigualdades sociais existentes na sociedade e que incidem no contexto educativo. Dentre os diversos programas ofertados pela política, há aqueles nos quais ocorre a transferência de ajudas de custo aos discentes, porém, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, isto ocorre de forma desvinculada de uma instrução sobre finanças pessoais. Objetiva-se então, apresentar o processo de desenvolvimento do produto educacional “Dá pro gasto!”, evidenciando a importância da educação financeira para estudantes do Ensino Médio Integrado, beneficiários da Assistência Estudantil. Para tal, procedeu-se a análise de relatos das experiências de discentes egressos e Assistentes Sociais do IFPB campus Campina Grande. O presente artigo possui caráter quanti-qualitativo, classificação aplicada e cunho exploratório. A partir da análise dos dados, pôde-se inferir que a Educação Financeira vai ao encontro dos pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica almejando instigar no discente a autonomia, a criticidade, a responsabilidade, preparando-o para o exercício da cidadania. Neste contexto, o produto educacional desenvolvido torna-se rico para o processo de ensino-aprendizagem ao favorecer o desenvolvimento de novas atitudes financeiras em seus leitores.

Palavras-chave


educação financeira; educação profissional; PNAES


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6955

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