“Dá pro gasto!” Um produto educacional sobre educação financeira para discentes beneficiários da assistência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2022id6955Palavras-chave:
educação financeira, educação profissional, PNAESResumo
A Política de Assistência Estudantil atua na tentativa de reduzir as desigualdades sociais existentes na sociedade e que incidem no contexto educativo. Dentre os diversos programas ofertados pela política, há aqueles nos quais ocorre a transferência de ajudas de custo aos discentes, porém, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, isto ocorre de forma desvinculada de uma instrução sobre finanças pessoais. Objetiva-se então, apresentar o processo de desenvolvimento do produto educacional “Dá pro gasto!”, evidenciando a importância da educação financeira para estudantes do Ensino Médio Integrado, beneficiários da Assistência Estudantil. Para tal, procedeu-se a análise de relatos das experiências de discentes egressos e Assistentes Sociais do IFPB campus Campina Grande. O presente artigo possui caráter quanti-qualitativo, classificação aplicada e cunho exploratório. A partir da análise dos dados, pôde-se inferir que a Educação Financeira vai ao encontro dos pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica almejando instigar no discente a autonomia, a criticidade, a responsabilidade, preparando-o para o exercício da cidadania. Neste contexto, o produto educacional desenvolvido torna-se rico para o processo de ensino-aprendizagem ao favorecer o desenvolvimento de novas atitudes financeiras em seus leitores.
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