Relação entre a assistência estudantil e a proposta curricular de ensino médio integrado no âmbito do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Jessyca Mayara Nunes dos Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Emmanuelle Arnaud Almeida

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Nerijane de Almeida Monteiro

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Edna Dias da Silva

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica possui como um de seus pressupostos a transformação de realidades, sobretudo a dos mais pobres. A assistência estudantil surge com o objetivo de disponibilizar a esse público o mínimo necessário para que possa acessar a educação de modo efetivo. Nesse sentido, o objetivo geral do presente estudo é analisar a relação entre a assistência estudantil e a proposta curricular do ensino médio integrado no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), tendo como base princípios orientadores da proposta curricular de Libâneo (2015). Para tanto, procedeu-se à análise do Projeto Pedagógico-Curricular do Curso Técnico Integrado em Mineração do IFPB – Campus Campina Grande, de modo a identificar elementos que relacionem os pressupostos da assistência estudantil e da organização curricular de Libâneo com o referido curso. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de classificação teórica, com tipologia bibliográfica e documental. Entre os resultados obtidos tem-se a compreensão de que a inclusão social, a diversidade cultural e a participação coletiva são conceitos indissociáveis na formulação de uma proposta de currículo integrado que tem como alvo a educação igualitária e emancipatória dos sujeitos, em que a assistência estudantil agrega-se como facilitador dessa proposta, sendo indispensável enquanto houver desigualdades no contexto estudantil.

Palavras-chave


assistência estudantil; currículo integrado; educação profissional e tecnológica; PNAES


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6733

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