Educação Ambiental: uma contribuição para gestão de políticas públicas implementadas no estuário do rio Paraíba

Autores

  • Daniele Souza Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-1470-7042

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p29-40

Palavras-chave:

Gestão Pública, Educação Ambiental, Estuário do rio Paraíba

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar como a educação ambiental tem contribuído enquanto ferramenta para gestão de políticas públicas implementadas no estuário do rio Paraíba. Para isso, analisou-se o Programa de Implementação de Políticas Públicas em Territórios de Áreas Protegidas (PIPPTAP): o caso do estuário do rio Paraíba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, em parceria com outras instituições. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa de abordagem descritiva e exploratória, com análise qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se documento do PIPPTAP, aplicação de questionário e observação enquanto participante do referido programa. Após a análise dos dados, verificou-se que a educação ambiental tem contribuído para a gestão de políticas públicas que estão sendo implementadas no estuário do rio Paraíba, como a elaboração de materiais educativos formais e não formais, entre os quais destaca-se a construção do livro didático, que tem como objetivo desenvolver a percepção acerca da importância da conservação das diversidades, funcionando como um suporte para que as informações sobre a região estuarina do rio Paraíba sejam disseminadas e como estratégia para conhecimento, reflexão de ações, transformação de comportamentos, que visam atitudes para proteção das diversidades de ecossistemas desse ambiente estuarino.

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Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Ciências Humanas

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