O leitor como foco do ensino de literatura: uma proposta de leitura a partir de “A infinita fiandeira”, de Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n49p53-60Palavras-chave:
Metodologia do ensino de literatura, Leitura literária, Teoria do efeito estético, Mapeamento da experiência estética, Sequência didáticaResumo
A partir de perspectivas teóricas que reconhecem o lugar do leitor nos estudos literário, surgiu o interesse de pesquisarmos metodologias de ensino da literatura sob o viés da recepção e do efeito estético, fundamentos da leitura subjetiva, cujo papel precípuo é aproximar o leitor do texto literário. Desse modo, este trabalho, realizado durante investigações afeitas a projetos de pesquisa no IFPB, tem como objetivo apresentar os principais conceitos teóricos da Teoria do Efeito Estético pertinentes a este estudo, realizar um mapeamento da experiência estética a partir da leitura do conto “A infinita fiandeira”, de Mia Couto, e propor uma sequência didática para leitura literária. Nesse sentido, utilizamos como aporte teórico Compagnon (2010), Santos (2009) e Rouxel (2013a; 2013b). Metodologicamente, a pesquisa se classifica, quanto à abordagem, como qualitativa de cunho analítico-interpretativo. Como resultados parciais, compreendemos que a efetiva formação do leitor literário – leitor para além do ambiente escolar e mesmo após o término do Ensino Básico – requer procedimentos metodológicos que ultrapassem o estudo imanentista do texto literário, de modo que também se dê atenção à experiência pessoal do leitor, enquanto sujeito ativo do processo de interação com texto.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: global, 2007.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
COUTO, Mia. A infinita fiandeira. In:______. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, 2013a.
______. O advento dos autores reais. In¬: ¬¬¬-______; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luiza de (Orgs). Leitura Subjetiva e ensino de literatura. São Paulo, Alameda, 2013b.
SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos. Teoria do efeito estético e teoria histórico-cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.