- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Memórias poéticas da cidade: a fenomenologia dos espaços em Fervor de Buenos Aires, de Jorge Luis Borges
Resumo
O presente artigo constitui-se de uma análise fenomenológica da poética de Jorge Luis Borges, mais especificamente, dos poemas que privilegiam as relações entre tempo, espaço e memória em seu primeiro livro de poesias, intitulado Fervor de Buenos Aires (1923). Partindo da análise do espaço enquanto categoria literária que transcende a mera função de cenário, investigamos suas configurações nos poemas que compõem o corpus deste trabalho, tendo como aporte teórico as perspectivas de Mikhail Bakhtin (2002), sobre o cronotopo literário, de Gaston Bachelard (2008), sobre o valor poético dos espaços representados, e de Ozíris Borges Filho (2007), a respeito da espacialidade na obra literária. Nesse sentido, após delimitar teoricamente os conceitos de espaço e o método fenomenológico dos quais lançamos mão neste estudo, daremos prosseguimento à investigação das memórias poéticas plasmadas nos espaços citadinos representados na obra, tais como as ruas, as praças, a casa e a sala.
Palavras-chave
Espaço; Memória; Cidade; Literatura
Texto completo:
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.
BORGES, Jorge Luís. Fervor de Buenos Aires. In: Obras completas de Jorge Luís Borges, volume I. São Paulo: Globo, 1998 [p. 09-51].
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e literatura: Introdução à Topoanálise. Franca: Ribeirão gráfica e Editora, 2007.
CANDIDO, Antonio. Degradação do Espaço: Estudo sobre a correlação funcional dos ambientes, das coisas e do comportamento em L’Assommoir. Revista de Letras da UNESP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 29-61, jan./jun. 2006. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/41/35. Acesso em: 13 out. 2015.
CARDOSO, João Batista. Teoria e prática de leitura, apreensão e produção de texto. Disponível em: https://pos.letras.ufg.br/up/26/o/marcia_mendoca_completo.pdf. Acesso em: 10 out. 2015.
GAY, Peter. Modernismos: O Fascínio da Heresia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Livros, Experiências, Cegueira e Consagração. In: DITCHUN, Ricardo. Jorge Luís Borges. Coleção Entre clássicos, nº 10. São Paulo: Duetto Editorial, 2009 [p. 7-11].
MUSSA, Alberto. A forma de contar como espetáculo literário. In: DITCHUN, Ricardo. Jorge Luís Borges. Coleção Entre clássicos, nº 10. São Paulo: Duetto Editorial, 2009 [p. 30-34].
PAZ, Octavio. La casa de la presencia: Poesia e historia. Barcelona: Círculo de Lectores, 2003.
PESAVENTO, Sandra J. O imaginário da cidade: Visões literárias do urbano. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1983.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa de Oliveira. Sujeito, Tempo e Espaço ficcionais: Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Visitas a este artigo: 3229
Total de downloads do artigo: 1936