Memórias poéticas da cidade: a fenomenologia dos espaços em Fervor de Buenos Aires, de Jorge Luis Borges
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p86-94Palavras-chave:
Espaço, Memória, Cidade, LiteraturaResumo
O presente artigo constitui-se de uma análise fenomenológica da poética de Jorge Luis Borges, mais especificamente, dos poemas que privilegiam as relações entre tempo, espaço e memória em seu primeiro livro de poesias, intitulado Fervor de Buenos Aires (1923). Partindo da análise do espaço enquanto categoria literária que transcende a mera função de cenário, investigamos suas configurações nos poemas que compõem o corpus deste trabalho, tendo como aporte teórico as perspectivas de Mikhail Bakhtin (2002), sobre o cronotopo literário, de Gaston Bachelard (2008), sobre o valor poético dos espaços representados, e de Ozíris Borges Filho (2007), a respeito da espacialidade na obra literária. Nesse sentido, após delimitar teoricamente os conceitos de espaço e o método fenomenológico dos quais lançamos mão neste estudo, daremos prosseguimento à investigação das memórias poéticas plasmadas nos espaços citadinos representados na obra, tais como as ruas, as praças, a casa e a sala.
Downloads
Métricas
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: A teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2002.
BORGES, Jorge Luís. Fervor de Buenos Aires. In: Obras completas de Jorge Luís Borges, volume I. São Paulo: Globo, 1998 [p. 09-51].
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e literatura: Introdução à Topoanálise. Franca: Ribeirão gráfica e Editora, 2007.
CANDIDO, Antonio. Degradação do Espaço: Estudo sobre a correlação funcional dos ambientes, das coisas e do comportamento em L’Assommoir. Revista de Letras da UNESP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 29-61, jan./jun. 2006. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/41/35. Acesso em: 13 out. 2015.
CARDOSO, João Batista. Teoria e prática de leitura, apreensão e produção de texto. Disponível em: https://pos.letras.ufg.br/up/26/o/marcia_mendoca_completo.pdf. Acesso em: 10 out. 2015.
GAY, Peter. Modernismos: O Fascínio da Heresia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MIRANDA, Carlos Eduardo. Livros, Experiências, Cegueira e Consagração. In: DITCHUN, Ricardo. Jorge Luís Borges. Coleção Entre clássicos, nº 10. São Paulo: Duetto Editorial, 2009 [p. 7-11].
MUSSA, Alberto. A forma de contar como espetáculo literário. In: DITCHUN, Ricardo. Jorge Luís Borges. Coleção Entre clássicos, nº 10. São Paulo: Duetto Editorial, 2009 [p. 30-34].
PAZ, Octavio. La casa de la presencia: Poesia e historia. Barcelona: Círculo de Lectores, 2003.
PESAVENTO, Sandra J. O imaginário da cidade: Visões literárias do urbano. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1983.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa de Oliveira. Sujeito, Tempo e Espaço ficcionais: Introdução à Teoria da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.