Memórias poéticas da cidade: a fenomenologia dos espaços em Fervor de Buenos Aires, de Jorge Luis Borges

Autores

  • Ana Paula Santos de Araújo Ferreira Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação da Paraíba (IFPB)
  • Cristina Rothier Duarte Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação da Paraíba (IFPB)
  • Marta Célia Feitosa Bezerra Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação da Paraíba (IFPB)
  • Renata Oliveira dos Santos Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-0700-8892
  • Rodrigo Vieira da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) http://orcid.org/0000-0002-9603-6395

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n31p86-94

Palavras-chave:

Espaço, Memória, Cidade, Literatura

Resumo

O presente artigo constitui-se de uma análise fenomenológica da poética de Jorge Luis Borges, mais especificamente, dos poemas que privilegiam as relações entre tempo, espaço e memória em seu primeiro livro de poesias, intitulado Fervor de Buenos Aires (1923). Partindo da análise do espaço enquanto categoria literária que transcende a mera função de cenário, investigamos suas configurações nos poemas que compõem o corpus deste trabalho, tendo como aporte teórico as perspectivas de Mikhail Bakhtin (2002), sobre o cronotopo literário, de Gaston Bachelard (2008), sobre o valor poético dos espaços representados, e de Ozíris Borges Filho (2007), a respeito da espacialidade na obra literária. Nesse sentido, após delimitar teoricamente os conceitos de espaço e o método fenomenológico dos quais lançamos mão neste estudo, daremos prosseguimento à investigação das memórias poéticas plasmadas nos espaços citadinos representados na obra, tais como as ruas, as praças, a casa e a sala.

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Referências

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Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes

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