A Educação Matemática e a formação de professores: o que desvela a produção acadêmica dos licenciados do IFPB Campus Cajazeiras
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021id6671Palavras-chave:
educação crítica, educação matemática, ensino de matemática, formação de professoresResumo
O presente artigo trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, como um estudo de caso em torno dos discentes da Licenciatura em Matemática ofertada pelo IFPB Campus Cajazeiras. A referida pesquisa teve por objetivo identificar, nos trabalhos acadêmicos – mais especificamente nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) defendidos no período de 2014 a 2018 – a inquietação com a formação do professor de Matemática, com foco na Educação Matemática Crítica e no ensino de Matemática como instrumento para leitura e escrita do mundo e para a promoção da equidade, justiça e construção da cidadania. Após coletar os trabalhos, uma análise de conteúdo com base nas palavras-chave e nos textos dos resumos foi realizada, a partir da qual se observou que esta pesquisa impacta em três possibilidades: 1ª) de trazer à tona a discussão em torno do ensino de Matemática como instrumento de leitura e escrita de mundo no âmbito da formação inicial de professores no seio da instituição pesquisada; 2ª) de aproximar os licenciandos participantes de nossa pesquisa a essa temática, por meio das leituras e escritas que fomentaram as discussões no grupo de estudos; e 3ª) de montar um perfil da produção acadêmica, em nível de TCC, dos egressos. A conclusão é que essas contribuições podem se unir a olhares mais diversos e amplos, para reverberar nas práticas de sala de aula, tanto dos docentes como dos discentes, iniciando nas salas da licenciatura e chegando às salas de aula de Matemática da escola básica.
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