Análise do índice de retenção da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I no IFPB – Campus Cajazeiras e proposta de intervenção didático-pedagógica a partir do serviço da web ‘Google Sala de Aula’

Rodiney Marcelo Braga dos Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Beatriz da Costa Fernandes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Regina Maria Pereira de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Jonas Andrade de Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

José Doval Nunes Martins

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Nesta pesquisa, sinalizamos a problemática do índice de retenção da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI I), que está inserida na matriz curricular dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Cajazeiras. A tipologia da pesquisa utilizada no estudo compreende a abordagem de caráter quali-qualitativo, do tipo descritivo-exploratória e estudo de caso. Os resultados obtidos apresentam os dados gerais do desempenho dos alunos de 32 turmas da disciplina, no intervalo dos anos de 2014 e 2017; o breve perfil dos discentes da turma 2018.2, vigente no período de execução desta pesquisa, e uma experiência de intervenção pedagógica, por meio do emprego do serviço da web ‘Google Sala de Aula’. Depreendemos, contudo, que, caso haja uma continuidade desta estratégia de ensino desde sua ambientação até sua expansão, possivelmente, ocorra a ampliação da dinâmica de estudo dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave


Ensino de Cálculo; Índice de retenção; Metodologia de ensino; Google Sala de Aula


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n50p11-22

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