n. 34 (2017): Edição Especial -- COBENGE 2016

					Visualizar n. 34 (2017): Edição Especial -- COBENGE 2016
Publicado: 01-06-2017

Editorial

  • Uso de modelo didático reduzido para ensino da sondagem de simples reconhecimento do solo com SPT

    Felipe William de Souza Santos, Rodrigo Cunha Santos, Rebeca de Abreu Abreu, Stephanny Conceição Farias do Egito Costa
    11-17
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p11-17
  • Conceito preliminar de curso (CPC) x conceito do curso (CC): há coerência desses valores nos cursos de engenharia?

    Marcos José Tozzi, Adriana Regina Tozzi
    18-23
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p18-23
  • Cursos de engenharia civil, mecânica e de produção: comparação dos valores de CPC obtidos nos ENADES de 2008, 2011 e 2014

    Marcos José Tozzi, Adriana Regina Tozzi
    24-31
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p24-31
  • Metodologia ativa na engenharia: verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo

    Thales Martins Ponciano, Frederico César de Vasconcelos Gomes, Isabela Carvalho de Morais
    32-39
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p32-39
  • Percepção dos professores de um curso de engenharia a respeito da contribuição das semanas de preparação pedagógica nas atividades docentes

    Raquel Cymrot, Marili Moreira da Silva Vieira
    40-47
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p40-47
  • Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino

    Lygia Matos Aquino, Matheus Pires de Farias, Italo de Vasconcelos Crispim, Vandilberto Pereira Pinto, Francisco Herbert Lima Vasconcelos
    48-54
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p48-54
  • Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática

    Gilberto Carbonari, André Campos de Moura, Carlos Eduardo Amaral Nicacio, Danilo Takeshi Sagae, Leonardo Takeo Ogassawara, Naoto Fujii, Rafael Reina de Souza
    55-61
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p55-61
  • Sistema de aquisição de sinais ECG processado pelo LabVIEW com comunicação wi-fi por meio do módulo ESP8266

    Anamaria Coutinho Fernandes, Isa Natália Diniz de Magalhães, Marília Alves Souza, Ademar Gonçalves da Costa Junior, Cleumar da Silva Moreira
    62-68
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p62-68
  • Fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba

    Bruno Andrade de Freitas, Érika Carla Alves Canuto da Costa, Cláudio Pereira da Costa
    69-76
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p69-76
  • Liderança: percepção de alunos ingressantes de um curso de Engenharia de Produção em um ambiente de aprendizagem baseada em projetos

    Maria Auxiliadora Motta Barreto, Karen Natsumi Watanabe, Marco Antonio Carvalho Pereira, Camila Cezar Grillo
    77-83
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p77-83
  • Proposição de uma metodologia para análise de viabilidade econômica de uma usina fotovoltaica

    Renata Guedes Almeida Ribeiro, Núbia Silva Dantas Brito, Marcos Vinícius Bezerra Medeiros, Melyna Candice Silva Simões, Selma Alves de Oliveira
    84-92
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p84-92
  • “CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias

    Arnaldo Ortiz Clemente, João Mauricio Rosario
    93-100
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p93-100
  • Utilização do GNS-3 como alternativa práticano estudo de redes MPLS

    David Fernandes Magalhães, Policarpo Sousa Neto, Edson Silva Almeida
    101-108
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p101-108
  • Grupo de estudos como alternativa inovadora para o aprimoramento no processo de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

    Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, Kemmylle Sanny de Matos Ferreira, Bruna Marceli Claudino Buher, Rodolfo Augusto da Costa, Guilherme Winston Oliveira, Lucas Ueno Suganuma, Tenninson Freire Júnior
    109-115
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p109-115
  • Um estudo da correlação entre o estilo de aprendizagem dos alunos e docentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

    Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, Stephanie Karina Silva Zau, Edueinys Pacheco
    116-123
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p116-123
  • Kit didático de baixo custo para práticas interdisciplinares em cursos de Engenharia Eletrônica

    Luis Fernando Quintino, Vitor José Silva Santos, Eueliton Marcelino Coelho Junior, Alexandre Acácio de Andrade
    124-131
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p124-131
  • Linguagem de programação JULIA: uma alternativa open source e de alto desempenho ao MATLAB

    João Marcello Pereira, Mario Benjamim Baptista de Siqueira
    132-140
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p132-140
  • Oficinas pedagógicas: motivando e engajando estudantes de engenharia no estudo da química

    Ivete Ana Schmitz Booth, José Ricardo Ledur, Valquíria Villas-Boas
    141-149
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p141-149
  • Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pósgraduação de Engenharia Civil: estudo de caso em IES de Pernambuco

    Deborah Grasielly Cipriano da Silva, Juan Deyvson José Camilo da Silva, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
    150-156
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p150-156