Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Página Inicial
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Foco e escopo
História da Revista Principia
Conselho editorial
Equipe de Apoio da Revista Principia
Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
Contato
Política editorial
Conflito de Interesses
Política de Anti Plágio
Política de Avaliação
Política de Ciência Aberta
Política de Correção, Retratação e Retirada
Política de Direitos Autorais
Política de Gestão de Dados
Política de Preservação Digital
Política de Privacidade
Política DEIA
Para autores
Diretrizes aos Autores
Normas Editoriais Gerais
Normas para Números Especiais
Éticas e Boas Práticas de Publicação
Processo de Avaliação pelos Pares
Submissões
Documentos Necessários para Submissão
Curso de Escrita Científica – ACS – Prof. Osvaldo
Recursos e Apoio ao Pesquisador
Perguntas e Respostas Frequentes
Sites e Manuais sobre Boas Práticas Científicas
Links e Tutoriais para Ferramentas de Escrita e Revisão Científica
Referências sobre Ciência Aberta e Princípios FAIR
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 34 (2017): Edição Especial -- COBENGE 2016
n. 34 (2017): Edição Especial -- COBENGE 2016
Publicado:
2017-06-01
Editorial
Editorial n. 34 (2017)
Revista Principia
PDF
Uso de modelo didático reduzido para ensino da sondagem de simples reconhecimento do solo com SPT
Felipe William de Souza Santos, Rodrigo Cunha Santos, Rebeca de Abreu Abreu, Stephanny Conceição Farias do Egito Costa
11-17
PDF
Conceito preliminar de curso (CPC) x conceito do curso (CC): há coerência desses valores nos cursos de engenharia?
Marcos José Tozzi, Adriana Regina Tozzi
18-23
PDF
Cursos de engenharia civil, mecânica e de produção: comparação dos valores de CPC obtidos nos ENADES de 2008, 2011 e 2014
Marcos José Tozzi, Adriana Regina Tozzi
24-31
PDF
Metodologia ativa na engenharia: verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo
Thales Martins Ponciano, Frederico César de Vasconcelos Gomes, Isabela Carvalho de Morais
32-39
PDF
Percepção dos professores de um curso de engenharia a respeito da contribuição das semanas de preparação pedagógica nas atividades docentes
Raquel Cymrot, Marili Moreira da Silva Vieira
40-47
PDF
Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino
Lygia Matos Aquino, Matheus Pires de Farias, Italo de Vasconcelos Crispim, Vandilberto Pereira Pinto, Francisco Herbert Lima Vasconcelos
48-54
PDF
Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática
Gilberto Carbonari, André Campos de Moura, Carlos Eduardo Amaral Nicacio, Danilo Takeshi Sagae, Leonardo Takeo Ogassawara, Naoto Fujii, Rafael Reina de Souza
55-61
PDF
Sistema de aquisição de sinais ECG processado pelo LabVIEW com comunicação wi-fi por meio do módulo ESP8266
Anamaria Coutinho Fernandes, Isa Natália Diniz de Magalhães, Marília Alves Souza, Ademar Gonçalves da Costa Junior, Cleumar da Silva Moreira
62-68
PDF
Fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba
Bruno Andrade de Freitas, Érika Carla Alves Canuto da Costa, Cláudio Pereira da Costa
69-76
PDF
Liderança: percepção de alunos ingressantes de um curso de Engenharia de Produção em um ambiente de aprendizagem baseada em projetos
Maria Auxiliadora Motta Barreto, Karen Natsumi Watanabe, Marco Antonio Carvalho Pereira, Camila Cezar Grillo
77-83
PDF
Proposição de uma metodologia para análise de viabilidade econômica de uma usina fotovoltaica
Renata Guedes Almeida Ribeiro, Núbia Silva Dantas Brito, Marcos Vinícius Bezerra Medeiros, Melyna Candice Silva Simões, Selma Alves de Oliveira
84-92
PDF
“CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias
Arnaldo Ortiz Clemente, João Mauricio Rosario
93-100
PDF
Utilização do GNS-3 como alternativa práticano estudo de redes MPLS
David Fernandes Magalhães, Policarpo Sousa Neto, Edson Silva Almeida
101-108
PDF
Grupo de estudos como alternativa inovadora para o aprimoramento no processo de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná
Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, Kemmylle Sanny de Matos Ferreira, Bruna Marceli Claudino Buher, Rodolfo Augusto da Costa, Guilherme Winston Oliveira, Lucas Ueno Suganuma, Tenninson Freire Júnior
109-115
PDF
Um estudo da correlação entre o estilo de aprendizagem dos alunos e docentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná
Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, Stephanie Karina Silva Zau, Edueinys Pacheco
116-123
PDF
Kit didático de baixo custo para práticas interdisciplinares em cursos de Engenharia Eletrônica
Luis Fernando Quintino, Vitor José Silva Santos, Eueliton Marcelino Coelho Junior, Alexandre Acácio de Andrade
124-131
PDF
Linguagem de programação JULIA: uma alternativa open source e de alto desempenho ao MATLAB
João Marcello Pereira, Mario Benjamim Baptista de Siqueira
132-140
PDF
Oficinas pedagógicas: motivando e engajando estudantes de engenharia no estudo da química
Ivete Ana Schmitz Booth, José Ricardo Ledur, Valquíria Villas-Boas
141-149
PDF
Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pósgraduação de Engenharia Civil: estudo de caso em IES de Pernambuco
Deborah Grasielly Cipriano da Silva, Juan Deyvson José Camilo da Silva, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
150-156
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Mapa
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Google Tradutor