Sistema de aquisição de sinais ECG processado pelo LabVIEW com comunicação wi-fi por meio do módulo ESP8266
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p62-68Palavras-chave:
Eletrocardiograma, ESP8266, Filtros digitais, Internet das coisas, LabVIEWResumo
O Eletrocardiograma (ECG) é um procedimento clínico que mede a atividade elétrica gerada pelo coração, monitorando e diagnosticando as condições cardíacas. O ECG é adquirido, normalmente, por eletrodos em contato com a pele, havendo elementos de condicionamento, processamento e registro do sinal. Com o avanço das áreas de telemedicina e sistemas embarcados, os sistemas de aquisição de sinais ECG tem se miniaturizado, vem sendo propostos para uso em lugares remotos e incorporam técnicas de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) habilitando a visualização dos sinais por dispositivos portáteis (smartphones e tablets) e pela internet. O sistema de aquisição de sinais ECG aqui proposto é um eletrocardiógrafo que integra elementos de aquisição, condicionamento, processamento e visualização dos sinais ECG usando componentes analógico-digitais e transmitido a frequência cardíaca através da internet usando o módulo WiVi ESP8266. Filtros digitais desenvolvidos com LabVIEW® foram também implementados e visam avaliar a possibilidade do condicionamento analógico, visando a miniaturização.Downloads
Referências
CINGOLANI, H. E. ; HOUSSAY, A. B. Fisiología Humana de Houssay. Buenos Aires : El Ateneo, 2004.
CLARK JR, J. W. The Origin of Biopotentials. In : WEBSTER, J. G. (Org.). Medical Instrumentation – Applications and Design. Wiley, 2009.
CUNHA, P. C. N. Um modelo de eletrocardiógrafo portátil de baixo consumo. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento)– Universidade Federal de Alagoas, 2012.
FELDMAN, J.; GOLDWASSER, G. P. Eletrocardiograma: recomendações para a sua interpretação. Revista da SOCERJ (Sociedade de Cardiologoa do Estado do Rio de Janeiro), v. 17, n. 04, 2004.
GIFARI, M. D. ; ZAKARIA, H. ; MENGKO, R. Design of ECG homecare: 12-Lead ECG acquisition using single channel ECG device developed on AD8232 analog front end. In: THE 5th INTERNATIONAL CONFERENCE ON ELECTRICAL ENGINEERING AND INFORMATICS, 2015, Bali (Indonesia). Anais. 2015.
KAILANTO, H. ; HYVARINEN, E. ; HYTTINEN, J. Mobile ECG measurement and analysis system using mobile phone as the base station. In: 2nd INTERNATIONAL CONFERENCE ON PERVASIVE COMPUTING TECHNOLOGIES FOR HEALTHCARE (Pervasive Health 2008). Anais, pp. 12-14, 2008.
KOLBAN, N. Kolban’s book on the ESP8266. 2015. Disponível em : http://neilkolban.com/tech/esp8266. Acesso em: abril de 2016.
LUNA, A. B. Clinical electrocardiography – a textbook. Wiley, 2012.
SILVA, R. E. A. P. Captação e transmissão de biopotenciais. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)– Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
THEDE, L. Practical analog and digital filter design. Artech House, 2004.
URTIGA, K. S., LOUZADA, L. A. C., COSTA, C. L. B. Telemedicina : uma visão geral do estado da arte. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE (CBIS), 2004, Ribeirão Preto (SP). Anais, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.