n. 39 (2018): Edição Especial -- COBENGE 2017

					Visualizar n. 39 (2018): Edição Especial -- COBENGE 2017
Publicado: 17-04-2018
  • Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado

    Emmanuel Paiva Andrade, João Paulo Ferreira Martins, Siena Alves Costa, Gustavo Naciff de Andrade, Jean Carlos Machado Alves
    11-18
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18
  • Jogos para ensino em Engenharia e desenvolvimento de habilidades

    Mônica Nogueira de Moraes, Patrícia Alcântara Cardoso
    19-29
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p19-29
  • Modulador digital educacional em FPGA para uso em aulas de laboratório de Telecomunicações

    Luiz Antônio Corrêa Júnior, Álvaro Augusto Machado de Medeiros, Iago de Almeida Oliveira, Thiago Vieira Nogueira Coelho, Alexandre Bessa dos Santos, Daniel Discini Silveira
    30-38
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p30-38
  • Avaliação da ausência de pré-requisitos na retenção em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFPR

    Laila Valduga Artigas, Júlio Gomes
    39-45
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p39-45
  • Desenvolvimento de material didático para uso em aulas práticas de metrologia industrial

    Fabio Luis Nardin, Fabricio Tadeu Paziani, Flavio Yuko Watanabe, Rafael Vidal Aroca
    46-53
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p46-53
  • O efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil

    Julio Gomes
    54-62
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p54-62
  • Desenvolvimento de jogos de tabuleiro (board game) para o ensino da aplicação dos conceitos de controle da qualidade em uma unidade industrial

    Adriana Paula Fuzeto, Adão Cleber de Lima, Michele Ananias Quiarato, Tiago Henrique Pires Correa
    63-71
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p63-71
  • Utilização da plataforma Arduino para a solução de problemas por alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB

    Sammara Raquel Vilar, Tairone Mamede da Silva Fernandes, Allan Alex de França, Claudio Pereira Mego Quinteros, Geraldo Rodrigues Xavier Junior, Lincoln Machado de Araújo, Carlos Diego Quirino Lima, Ademar Gonçalves da Costa Junior
    72-78
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p72-78
  • Desenvolvimento de um simulador robótico educacional 3D com modos de treinamento

    Jônatas Venancio Teixeira, Marcelo da Silva Hounsell
    79-86
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p79-86
  • O uso de robótica educacional no ensino de lógica de programação para Engenheiros de Produção

    Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Agnaldo Lopes Martins, Ana Paula Diniz Arruda
    87-93
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p87-93
  • Proposta de uso de um software de simulação e da metodologia de aprendizagem baseada em problemas nas disciplinas de sistemas produtivos em um curso de Engenharia de Produção

    Guilherme Dias Wasquevite, Camila Geisler Bispar, Carla Beatriz Luz Peralta, Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Renata Toledo de Oliveira, Flaviana Gonçalves Acosta, Leilane Castro Guedes, Vinícius Pereira Turchetti
    94-100
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p94-100
  • Desenvolvimento de sistema de supervisão e controle de uma planta de produção de cachaça tradicional: inovação e multidisciplinaridade na abordagem de identificação e controle de processos

    Marcio Luiz Marques D'Assumpção, Fabiana de Moura, Helmuth Guido Luna Siebald, Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes
    101-112
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p101-112
  • O uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Higiene e Seguranca Industrial e o desenvolvimento de competências

    Carmen Silvia Gonçalves Lopes, Edson Walmir Cazarini, Dyjalma Antonio Bassoli, Alessandra Fracaroli Perez
    113-120
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p113-120
  • Desenvolvimento de hardware para a medição de parâmetros de temperatura e umidade em uma incubadora neonatal

    José Ilton de Oliveira Filho, Otacílio da Mota Almeida, José Medeiros de Araújo Júnior
    121-127
    DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p121-127