Desenvolvimento de material didático para uso em aulas práticas de metrologia industrial
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p46-53Palavras-chave:
Extensão universitária, Material didático, Metrologia industrial, ArduinoResumo
No atual cenário econômico das universidades federais brasileiras, é um grande desafio adquirir equipamentos de alta resolução e alta exatidão para uso em aulas práticas de metrologia. Como alternativa, é comum o desenvolvimento de projetos e a construção de equipamentos didáticos de baixo custo dentro de atividades de extensão, com envolvimento de alunos de graduação. Este trabalho relata o desenvolvimento de dois equipamentos para uso em aulas práticas da disciplina “Princípios de Metrologia Industrial”, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade foi apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e teve como premissa a utilização de materiais e processos de fabricação de baixo custo. Dentro do escopo proposto, foram produzidas uma base de medição universal e uma máquina de medição linear. O processo construtivo permitiu verificar que o exercício de práticas simples é uma experiência motivadora tanto para o aluno diretamente envolvido na atividade quanto para os alunos usuários dos equipamentos produzidos.
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