- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Desenvolvimento de material didático para uso em aulas práticas de metrologia industrial
Resumo
No atual cenário econômico das universidades federais brasileiras, é um grande desafio adquirir equipamentos de alta resolução e alta exatidão para uso em aulas práticas de metrologia. Como alternativa, é comum o desenvolvimento de projetos e a construção de equipamentos didáticos de baixo custo dentro de atividades de extensão, com envolvimento de alunos de graduação. Este trabalho relata o desenvolvimento de dois equipamentos para uso em aulas práticas da disciplina “Princípios de Metrologia Industrial”, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade foi apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e teve como premissa a utilização de materiais e processos de fabricação de baixo custo. Dentro do escopo proposto, foram produzidas uma base de medição universal e uma máquina de medição linear. O processo construtivo permitiu verificar que o exercício de práticas simples é uma experiência motivadora tanto para o aluno diretamente envolvido na atividade quanto para os alunos usuários dos equipamentos produzidos.
Palavras-chave
Extensão universitária; Material didático; Metrologia industrial; Arduino
Texto completo:
Referências
AGOSTINHO, O. L. Tolerâncias, ajustes, desvios e análise de dimensões. São Paulo: Blücher, 1977.
AGUIAR, V. N. et al. Dificuldades dos discentes de engenharia em representação gráfica – diagnóstico e desenvolvimento de materiais. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2016). Anais... Natal, 2016.
ALBERTAZZI JR, A.; SOUZA, A. R. Fundamentos de metrologia científica e industrial. Barueri (Brasil): Manole, 2008.
EVANGELISTA, T. S. et al. Protótipo de um dinamômetro usando Arduino e material de sucata para aulas de laboratório de física como estudo de caso da ABP. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2016). Anais... Natal, 2016.
EVANS, M.; NOBLE, J.; HOCHENBAUM, J. Arduino em ação. São Paulo: Novatec, 2013.
FRANCO, V. R.; ENDO, M. T.; WATANABE, F. Y. Desenvolvimento de material didático para uso na disciplina “vibrações mecânicas”. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2016). Anais... Natal, 2016.
GAYLER, J. F. W.; SHOTBOLT. C. R. Metrology for engineers. 4. ed. Londres: Cassell, 1981.
OLIVEIRA, E. C. L. et al. Desenvolvimento de braço mecânico com controle digital para apresentação em escolas do ensino médio: a atuação do engenheiro em sistemas controle. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2015). Anais... São Bernardo do Campo, 2015.
POCOVI C. S.; SANTOS, M. S. Desenvolvimento de uma guia linear com controle eletrônico analógico de posicionamento em malha fechada. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2015). Anais... São Bernardo do Campo, 2015.
Visitas a este artigo: 2450
Total de downloads do artigo: 2272