Desenvolvimento de material didático para uso em aulas práticas de metrologia industrial

Fabio Luis Nardin

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Fabricio Tadeu Paziani

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Flavio Yuko Watanabe

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Rafael Vidal Aroca

ORCID iD Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Brasil

Resumo

No atual cenário econômico das universidades federais brasileiras, é um grande desafio adquirir equipamentos de alta resolução e alta exatidão para uso em aulas práticas de metrologia. Como alternativa, é comum o desenvolvimento de projetos e a construção de equipamentos didáticos de baixo custo dentro de atividades de extensão, com envolvimento de alunos de graduação. Este trabalho relata o desenvolvimento de dois equipamentos para uso em aulas práticas da disciplina “Princípios de Metrologia Industrial”, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade foi apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e teve como premissa a utilização de materiais e processos de fabricação de baixo custo. Dentro do escopo proposto, foram produzidas uma base de medição universal e uma máquina de medição linear. O processo construtivo permitiu verificar que o exercício de práticas simples é uma experiência motivadora tanto para o aluno diretamente envolvido na atividade quanto para os alunos usuários dos equipamentos produzidos.

Palavras-chave


Extensão universitária; Material didático; Metrologia industrial; Arduino


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p46-53

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