Desenvolvimento de um simulador robótico educacional 3D com modos de treinamento
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p79-86Palavras-chave:
Modos de treinamento, simulador 3D, simulador de robótica, robótica industrialResumo
A robótica, assim como outras disciplinas, utiliza aulas práticas em laboratórios para auxiliar no entendimento de conceitos teóricos abstratos e com maior nível de complexidade. Simuladores são ferramentas computacionais úteis tanto para o ensino quanto para desenvolvimento, onde simuladores robóticos educacionais são uma alternativa segura e econômica para laboratórios convencionais que, por necessitarem de vultuosos investimentos em infraestrutura, possuem poucos equipamentos disponíveis. Este artigo apresenta os resultados de um levantamento de funcionalidades encontradas em simuladores robóticos didáticos, onde verificou-se que nenhum deles apresentava-se fundamentado em uma estratégia pedagógica. Em seguida, este artigo apresenta a estratégia dos Modos de Treinamento e como essa foi aplicada em um simulador 3D. O uso do simulador mostrou eficaz para promover a aprendizagem de conceitos introdutórios de robótica e de cinemática direta.
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