Proposta de uso de um software de simulação e da metodologia de aprendizagem baseada em problemas nas disciplinas de sistemas produtivos em um curso de Engenharia de Produção

Autores

  • Guilherme Dias Wasquevite Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Camila Geisler Bispar Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Carla Beatriz Luz Peralta Universidade Federal do Pampa (Unipampa) http://orcid.org/0000-0002-2037-5278
  • Fernanda Gobbi de Boer Garbin Universidade Federal do Pampa (Unipampa) http://orcid.org/0000-0001-9398-3429
  • Renata Toledo de Oliveira Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Flaviana Gonçalves Acosta Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Leilane Castro Guedes Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Vinícius Pereira Turchetti Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p94-100

Palavras-chave:

Software de simulação, Aprendizagem ativa, Sistemas produtivos, Simulação em manufatura, Simulação de processos produtivos

Resumo

O objetivo deste artigo é propor o uso de uma ferramenta de simulação computacional nas disciplinas de Sistemas Produtivos I e II, no curso de Engenharia de Produção, relacionando os módulos disponíveis do software com conteúdos abordados nas disciplinas, além de estruturar uma abordagem a ser utilizada em sala de aula. Para tal, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise do conteúdo da disciplina e do que é realizado em outras universidades, além de fluxograma para a construção do problema proposto. Pretende-se com a aplicação do problema para ensino a visualização prática de conteúdos antes estudados apenas na teoria. Conclui-se, assim, que o uso de softwares de simulação, aliado a metodologias de aprendizagem ativa, geram impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2018-04-17