- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Proposta de uso de um software de simulação e da metodologia de aprendizagem baseada em problemas nas disciplinas de sistemas produtivos em um curso de Engenharia de Produção
Resumo
O objetivo deste artigo é propor o uso de uma ferramenta de simulação computacional nas disciplinas de Sistemas Produtivos I e II, no curso de Engenharia de Produção, relacionando os módulos disponíveis do software com conteúdos abordados nas disciplinas, além de estruturar uma abordagem a ser utilizada em sala de aula. Para tal, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise do conteúdo da disciplina e do que é realizado em outras universidades, além de fluxograma para a construção do problema proposto. Pretende-se com a aplicação do problema para ensino a visualização prática de conteúdos antes estudados apenas na teoria. Conclui-se, assim, que o uso de softwares de simulação, aliado a metodologias de aprendizagem ativa, geram impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Software de simulação; Aprendizagem ativa; Sistemas produtivos; Simulação em manufatura; Simulação de processos produtivos
Texto completo:
Referências
ADÃO, C.; BERNARDINO, J. Blended-learning no ensino de engenharia: um caso prático. In: 5º Simpósio Internacional em Informática Educativa (5º SIIE), Anais..., Braga (Portugal), 2003.
AKILI, W. On implementation of problem based learning in Engineering Education: thoughts, strategies and working models. In: 41o ASEE/IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, Proceedings..., Rapid City (United States), 2011.
AKKOYUN, O.; CAREDDU, N. Mine simulation for educational purposes: a case study. Computer Applications in Engineering Education, v. 23, n. 3, p. 286-293, 2015.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRUNER, J. S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.
CARMO, B. B. T. et al. Utilização do blog como ferramenta para incentivar a aprendizagem colaborativa na disciplina de arranjos produtivos organizacionais. Revista de Ensino de Engenharia, v. 31, n. 1, p. 40-52, 2012.
FLEXSIM BRASIL. Flexsim é utilizado no curso de Engenharia de Produção da UFSCAR. 2013. Disponível em: goo.gl/ek5o6p. Acesso em: mar.2018.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LAW A. M.; KELTON W. D. Simulation modeling and analysis. 3. ed. New York (United States): McGraw-Hill, 2000.
MENDONÇA, F. C.; CASTRO, P.; LOPES, V. H. A utilização de um simulador como ferramenta didática em um curso de Engenharia de Produção em uma Universidade no interior de São Paulo. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (CONBREPRO), Ponta Grossa (Brasil), 2015.
OKUTSU, M. et al. Teaching an aerospace engineering design course via virtual worlds: a comparative assessment of learning outcomes. Computers and Education, v. 60, n. 1, p. 288-298, 2013.
PRADO, D. Teoria das filas e da simulação. 3. ed. Nova Lima (Brasil): INDG, 2006.
PRINCE, M. Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, v.93, n.3, p. 1-9, 2004.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL: Uma experiência no ensino superior. São Carlos (Brasil): EdUFSCar, 2008.
RIBEIRO, N. S, GONÇALVES, L. N, VERALDO, L. G. O desenvolvimento prático do aluno de Engenharia de Produção: aplicação de metodologia ativa no ciclo básico. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, São Carlos (Brasil), 2010.
SOUZA, J. A; DANDOLINI, G. A. Utilizando simulação computacional como estratégia de ensino: estudo de caso. In: CARVALHO, C. V.;
SILVEIRA, R. A.; RODRIGUEZ, M. C. (Org.). TICAI2009: TICs para a aprendizagem da engenharia. IEEE, Sociedade de Educação: Capítulos Espanhol e Português, 2010. cap. 10. Disponível em: goo.gl/nN6uJC. Acesso em: mar. 2018.
STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
STIG, E.; FINN, K. A ABP na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In: Araújo, U. F. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino Superior. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
Visitas a este artigo: 2128
Total de downloads do artigo: 1787