Proposta de uso de um software de simulação e da metodologia de aprendizagem baseada em problemas nas disciplinas de sistemas produtivos em um curso de Engenharia de Produção

Guilherme Dias Wasquevite

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Camila Geisler Bispar

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Carla Beatriz Luz Peralta

ORCID iD Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Fernanda Gobbi de Boer Garbin

ORCID iD Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Renata Toledo de Oliveira

Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Flaviana Gonçalves Acosta

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Leilane Castro Guedes

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Vinícius Pereira Turchetti

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é propor o uso de uma ferramenta de simulação computacional nas disciplinas de Sistemas Produtivos I e II, no curso de Engenharia de Produção, relacionando os módulos disponíveis do software com conteúdos abordados nas disciplinas, além de estruturar uma abordagem a ser utilizada em sala de aula. Para tal, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise do conteúdo da disciplina e do que é realizado em outras universidades, além de fluxograma para a construção do problema proposto. Pretende-se com a aplicação do problema para ensino a visualização prática de conteúdos antes estudados apenas na teoria. Conclui-se, assim, que o uso de softwares de simulação, aliado a metodologias de aprendizagem ativa, geram impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Software de simulação; Aprendizagem ativa; Sistemas produtivos; Simulação em manufatura; Simulação de processos produtivos


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p94-100

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