Proposta de uso de um software de simulação e da metodologia de aprendizagem baseada em problemas nas disciplinas de sistemas produtivos em um curso de Engenharia de Produção
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p94-100Palavras-chave:
Software de simulação, Aprendizagem ativa, Sistemas produtivos, Simulação em manufatura, Simulação de processos produtivosResumo
O objetivo deste artigo é propor o uso de uma ferramenta de simulação computacional nas disciplinas de Sistemas Produtivos I e II, no curso de Engenharia de Produção, relacionando os módulos disponíveis do software com conteúdos abordados nas disciplinas, além de estruturar uma abordagem a ser utilizada em sala de aula. Para tal, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise do conteúdo da disciplina e do que é realizado em outras universidades, além de fluxograma para a construção do problema proposto. Pretende-se com a aplicação do problema para ensino a visualização prática de conteúdos antes estudados apenas na teoria. Conclui-se, assim, que o uso de softwares de simulação, aliado a metodologias de aprendizagem ativa, geram impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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