Avaliação da ausência de pré-requisitos na retenção em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p39-45

Palavras-chave:

Pré-requisitos, Retenção, Educação Superior

Resumo

A ausência de pré-requisitos em cursos de graduação em Engenharia Civil suscita dúvidas quanto à eficácia desse instrumento para reduzir a retenção dos estudantes. Se, por um lado, pode-se imaginar que o aprendizado fica facilitado com pré-requisitos, por outro lado, podem-se considerar os pré-requisitos como “obstáculos” à progressão no curso. Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da ausência de pré-requisitos no curso de graduação em Engenharia Civil da UFPR por meio de um estudo de caso. Foram analisadas as taxas de reprovação em três disciplinas, de conhecimentos sequenciais, em um período de 8 anos. Esses dados permitiram concluir que a taxa de insucesso (reprovação) dos alunos com reprovação prévia em disciplinas anteriores é maior do que a taxa de reprovação dos alunos sem reprovação prévia nessas mesmas disciplinas anteriores. A adoção de um sistema de pré-requisitos deve, portanto, em tese, produzir menores taxas de reprovação. Entretanto, esse sistema exclui qualquer possibilidade de aprovação do aluno sem aprovação em disciplina prévia, o que não é considerado no cálculo das taxas de insucesso (reprovação) na disciplina subsequente. Adicionalmente, concluiu-se, para o caso estudado, que os próprios alunos estabelecem um sistema de pré-requisito “espontâneo” ou “natural” que, de certa forma, diminui a necessidade da implantação de um sistema formal de pré-requisito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFPR. Matriz curricular - válida a partir de 2011. Curitiba: UFPR, 2011. Disponível em: http://www.civil.ufpr.br/disciplinas2011.pdf. Acessado em 03 de maio de 2017.

DALLABONA, C. A.; ALBERTI, M. E. Evasão e retenção em cursos de engenharia: buscas de respostas a partir de indicadores acadêmicos. In: XLIV – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE 2016). Anais..., Natal (Brasil), 2016.

FERRAZ, L. L. et al. Análise da retenção no curso de engenharia ambiental do IFBA: estudo de caso comparativo entre disciplinas do ciclo básico e profissionalizante. In: XLIV – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE 2016). Anais..., Natal (Brasil), 2016.

FREITAS, B.; CANUTO, E.; COSTA, C. P. Fatores da evasão discente no curso de engenharia civil da universidade estadual da Paraíba. In: XLIV – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE 2016). Anais..., Natal (Brasil), 2016.

MARTINS, T. A. et al. Avaliação das condicionantes de retenção dos alunos de engenharia da UTFPR: bases para propostas interventivas. In: Cuarta Conferencia Latinoamericana sobre El Abandono em La Educación Superior (CLABES 2014). Medellín (Colômbia), Anais..., 2014.

PEREIRA, A. S. et al. Perfil dos alunos retidos nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária Florianópolis (Brasil), Anais..., 2014.

SILVA, G. S.; FARIAS, M. S. B. Retenção e evasão no ensino superior no contexto da expansão: o caso do curso de engenharia de alimentos da UFPB. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Superior)–Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (Brasil), 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-17