Avaliação da ausência de pré-requisitos na retenção em disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p39-45Palavras-chave:
Pré-requisitos, Retenção, Educação SuperiorResumo
A ausência de pré-requisitos em cursos de graduação em Engenharia Civil suscita dúvidas quanto à eficácia desse instrumento para reduzir a retenção dos estudantes. Se, por um lado, pode-se imaginar que o aprendizado fica facilitado com pré-requisitos, por outro lado, podem-se considerar os pré-requisitos como “obstáculos” à progressão no curso. Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da ausência de pré-requisitos no curso de graduação em Engenharia Civil da UFPR por meio de um estudo de caso. Foram analisadas as taxas de reprovação em três disciplinas, de conhecimentos sequenciais, em um período de 8 anos. Esses dados permitiram concluir que a taxa de insucesso (reprovação) dos alunos com reprovação prévia em disciplinas anteriores é maior do que a taxa de reprovação dos alunos sem reprovação prévia nessas mesmas disciplinas anteriores. A adoção de um sistema de pré-requisitos deve, portanto, em tese, produzir menores taxas de reprovação. Entretanto, esse sistema exclui qualquer possibilidade de aprovação do aluno sem aprovação em disciplina prévia, o que não é considerado no cálculo das taxas de insucesso (reprovação) na disciplina subsequente. Adicionalmente, concluiu-se, para o caso estudado, que os próprios alunos estabelecem um sistema de pré-requisito “espontâneo” ou “natural” que, de certa forma, diminui a necessidade da implantação de um sistema formal de pré-requisito.
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Referências
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