O efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil

Julio Gomes

ORCID iD Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil. Foram utilizados os dados provenientes da avaliação realizada no ano de 2014. Inicialmente, foi feita uma análise teórica das equações que definem o procedimento de padronização para avaliar o efeito sobre média, desvio-padrão e coeficiente de variação das notas brutas. Na sequência, é apresentada uma comparação entre as estatísticas das notas brutas e das notas padronizadas para mostrar o efeito das diferentes amplitudes de escala dos componentes da avaliação. Foram também calculadas correlações entre as variáveis que compõem o conceito preliminar de curso (CPC). Os resultados obtidos mostraram uma baixa correlação entre as variáveis Nota e IDD e as demais variáveis que fazem parte do CPC. Finalmente, são apresentadas duas alternativas de definição de amplitude de escala dos componentes da avaliação e são comparados os valores do CPC calculados por essas duas alternativas com o valor do CPC calculado usando o procedimento atual. Os resultados mostraram que o procedimento atual de padronização das notas aumentou a frequência relativa dos conceitos 2 e 3 e diminuiu a frequência relativa do conceito 4 em comparação às duas alternativas sugeridas.

Palavras-chave


Avaliação de curso; Conceito preliminar de curso; Engenharia Civil; Qualidade de ensino


Texto completo:

Referências


ANG, A. H-S.; TANG, W. H. Probability concepts in engineering: emphasis on applications in civil & environmental engineering. Wiley, 2007. 406 p.

BITTENCOURT, H. R. et al. Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba (Brasil), v. 15, n. 3, p. 147-166, 2010.

INEP. Cálculo do conceito preliminar de curso. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. 24 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/cpc. Acesso em: 16 jun. 2016.

OLIVEIRA, V. F.; COSTA, M. V. O. Estudo comparativo entre os resultados do ENADE de 2011 e de 2014 para a engenharia. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2016), 2016, Natal (Brasil). Anais..., 2016.

OLIVEIRA, V. F.; SILVA, D. M. Estudo comparativo das avaliações de cursos de engenharia realizadas pelo INEP, Guia do Estudante e Folha de São Paulo. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2016), 2016, Natal (Brasil). Anais..., 2016.

SOUZA, J. H. et al. Análise preliminar dos cursos presenciais de engenharia civil no Brasil. In: XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE 2016), 2016, Natal. Anais... 2016, Natal (Brasil). Anais..., 2016.

TOZZI, M. J.; TOZZI, A. R. Cursos de engenharia civil, mecânica e de produção: comparação dos valores de CPC obtidos no ENADES de 2008, 2011 e 2014. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa (Brasil), n. 34, p. 24-31, 2017a.

TOZZI, M. J.; TOZZI, A. R. Conceito preliminar de curso (CPC) x conceito do curso (CC): há coerência desses valores nos cursos de engenharia? Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa (Brasil), n. 34, p. 18-23, 2017b.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p54-62

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2044

Total de downloads do artigo: 2317