O efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p54-62Palavras-chave:
Avaliação de curso, Conceito preliminar de curso, Engenharia Civil, Qualidade de ensinoResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil. Foram utilizados os dados provenientes da avaliação realizada no ano de 2014. Inicialmente, foi feita uma análise teórica das equações que definem o procedimento de padronização para avaliar o efeito sobre média, desvio-padrão e coeficiente de variação das notas brutas. Na sequência, é apresentada uma comparação entre as estatísticas das notas brutas e das notas padronizadas para mostrar o efeito das diferentes amplitudes de escala dos componentes da avaliação. Foram também calculadas correlações entre as variáveis que compõem o conceito preliminar de curso (CPC). Os resultados obtidos mostraram uma baixa correlação entre as variáveis Nota e IDD e as demais variáveis que fazem parte do CPC. Finalmente, são apresentadas duas alternativas de definição de amplitude de escala dos componentes da avaliação e são comparados os valores do CPC calculados por essas duas alternativas com o valor do CPC calculado usando o procedimento atual. Os resultados mostraram que o procedimento atual de padronização das notas aumentou a frequência relativa dos conceitos 2 e 3 e diminuiu a frequência relativa do conceito 4 em comparação às duas alternativas sugeridas.Downloads
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