O uso de robótica educacional no ensino de lógica de programação para Engenheiros de Produção

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães

ORCID iD Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Campus Belo Horizonte Brasil

Agnaldo Lopes Martins

Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Campus Belo Horizonte Brasil

Ana Paula Diniz Arruda

Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Campus Belo Horizonte Brasil

Resumo

O presente trabalho traz o relato do uso de robótica educacional no ensino da lógica de programação de computadores, como ferramenta que pretende auxiliar com uma perspectiva prática de uma área do conhecimento que em sala de aula geralmente é tratada de forma pouco prática. Durante a disciplina Ciência da Computação para o curso de Engenharia de Produção foi utilizado um kit didático de robótica educacional, o qual permitiu ao aluno vivenciar as questões lógicas, propondo e avaliando soluções para desafios que envolviam a automação de ambientes, tomada de decisão a partir da leitura de sensores, acionamento de mecanismos para realização de determinadas tarefas, dentre outros desafios.

Palavras-chave


Ensino de Engenharia; Lógica de programação; Robótica educacional; Colaboração; Proatividade


Texto completo:

Referências


D’ABREU, J. V. V. et al. Robótica educativa/pedagógica na era digital. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC e Educação, 2012, Lisboa (Portugal). Anais... Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 01. p. 2449-2465.

FERREIRA, A. et al. Ferramenta de ensino para diminuir a evasão de alunos no curso de Engenharia Elétrica. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (Cobenge 2014), Juiz de Fora (Brasil), Anais... 2014.

LIMA, B. K. S. et al. Robótica educacional na engenharia: potencializando o ensino de lógica de programação. In: XLV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (Cobenge 2017), Joinville (Brasil), Anais... 2017.

MOREIRA, A. F. et al. Construção de um robô móvel teleoperado de baixo custo para aplicação em aulas práticas de robótica. In: 6th WORKSHOP OF ROBOTICS IN EDUCATION (WRE 2015), Uberlândia (Brasil), Anais... 2015.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Madrid (Espanha), setembro de 2006 e do I ENCUENTRO NACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA, Tandil (Argentina), abril de 2007. Disponível em: Acesso em: 17 mai. de 2017.

OLIVEIRA, P. M. R.; PINTO, V. P.; ALMEIDA, R. N. C. Robomind e Lego Mindstorms: diminuindo a evasão de alunos nos cursos de Engenharia Elétrica. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (Cobenge 2014), Juiz de Fora (Brasil), Anais... 2014.

PERRENOUD, P. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, F. L.; NASCIMENTO, F. M. S.; BEZERRA, R. M. S. REDUC: a robótica educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnológicos. In: XVI WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2010), 2010, Belo Horizonte. Anais... p. 1304-1313, 2010.

SANTOS, I. Bem vindo ao mundo da robótica: o que é robótica educacional. Robótica na Escola, 2012. Disponível em: http://goo.gl/kBGdy6. Acesso em: agosto de 2017.

SILVEIRA JUNIOR, C. R.; VEIGA, E. F.; ARAÚJO, W. M. Projeto de um robô de baixo custo para utilização como ferramenta de robótica educativa para escolas públicas. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA E SOCIEDADE (SIMPOETS, 2010), Goiás (Brasil), Anais... 2010.

SOARES, R. F.; BORGES, M. A. F. Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica. In: XIX WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI 2011), Natal (Brasil), Anais... 2011.

YNOGUTI, C. A.; BARBOSA FILHO, N. D. Introdução à Engenharia: uma abordagem baseada em problemas usando kit Lego NXT. In: VII INTERNATIONAL CONFERENCE PBL 2012 ABP, Cali (Colômbia), Anais... 2012.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p87-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2364

Total de downloads do artigo: 1971