O uso de robótica educacional no ensino de lógica de programação para Engenheiros de Produção

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães

ORCID iD Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Campus Belo Horizonte Brasil

Agnaldo Lopes Martins

Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Campus Belo Horizonte Brasil

Ana Paula Diniz Arruda

Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Campus Belo Horizonte Brasil

Resumo

O presente trabalho traz o relato do uso de robótica educacional no ensino da lógica de programação de computadores, como ferramenta que pretende auxiliar com uma perspectiva prática de uma área do conhecimento que em sala de aula geralmente é tratada de forma pouco prática. Durante a disciplina Ciência da Computação para o curso de Engenharia de Produção foi utilizado um kit didático de robótica educacional, o qual permitiu ao aluno vivenciar as questões lógicas, propondo e avaliando soluções para desafios que envolviam a automação de ambientes, tomada de decisão a partir da leitura de sensores, acionamento de mecanismos para realização de determinadas tarefas, dentre outros desafios.

Palavras-chave


Ensino de Engenharia; Lógica de programação; Robótica educacional; Colaboração; Proatividade


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p87-93

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