O uso de robótica educacional no ensino de lógica de programação para Engenheiros de Produção
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p87-93Palavras-chave:
Ensino de Engenharia, Lógica de programação, Robótica educacional, Colaboração, ProatividadeResumo
O presente trabalho traz o relato do uso de robótica educacional no ensino da lógica de programação de computadores, como ferramenta que pretende auxiliar com uma perspectiva prática de uma área do conhecimento que em sala de aula geralmente é tratada de forma pouco prática. Durante a disciplina Ciência da Computação para o curso de Engenharia de Produção foi utilizado um kit didático de robótica educacional, o qual permitiu ao aluno vivenciar as questões lógicas, propondo e avaliando soluções para desafios que envolviam a automação de ambientes, tomada de decisão a partir da leitura de sensores, acionamento de mecanismos para realização de determinadas tarefas, dentre outros desafios.Downloads
Referências
D’ABREU, J. V. V. et al. Robótica educativa/pedagógica na era digital. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC e Educação, 2012, Lisboa (Portugal). Anais... Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 01. p. 2449-2465.
FERREIRA, A. et al. Ferramenta de ensino para diminuir a evasão de alunos no curso de Engenharia Elétrica. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (Cobenge 2014), Juiz de Fora (Brasil), Anais... 2014.
LIMA, B. K. S. et al. Robótica educacional na engenharia: potencializando o ensino de lógica de programação. In: XLV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (Cobenge 2017), Joinville (Brasil), Anais... 2017.
MOREIRA, A. F. et al. Construção de um robô móvel teleoperado de baixo custo para aplicação em aulas práticas de robótica. In: 6th WORKSHOP OF ROBOTICS IN EDUCATION (WRE 2015), Uberlândia (Brasil), Anais... 2015.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Madrid (Espanha), setembro de 2006 e do I ENCUENTRO NACIONAL SOBRE ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA, Tandil (Argentina), abril de 2007. Disponível em: Acesso em: 17 mai. de 2017.
OLIVEIRA, P. M. R.; PINTO, V. P.; ALMEIDA, R. N. C. Robomind e Lego Mindstorms: diminuindo a evasão de alunos nos cursos de Engenharia Elétrica. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (Cobenge 2014), Juiz de Fora (Brasil), Anais... 2014.
PERRENOUD, P. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, F. L.; NASCIMENTO, F. M. S.; BEZERRA, R. M. S. REDUC: a robótica educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnológicos. In: XVI WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2010), 2010, Belo Horizonte. Anais... p. 1304-1313, 2010.
SANTOS, I. Bem vindo ao mundo da robótica: o que é robótica educacional. Robótica na Escola, 2012. Disponível em: http://goo.gl/kBGdy6. Acesso em: agosto de 2017.
SILVEIRA JUNIOR, C. R.; VEIGA, E. F.; ARAÚJO, W. M. Projeto de um robô de baixo custo para utilização como ferramenta de robótica educativa para escolas públicas. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA E SOCIEDADE (SIMPOETS, 2010), Goiás (Brasil), Anais... 2010.
SOARES, R. F.; BORGES, M. A. F. Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica. In: XIX WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI 2011), Natal (Brasil), Anais... 2011.
YNOGUTI, C. A.; BARBOSA FILHO, N. D. Introdução à Engenharia: uma abordagem baseada em problemas usando kit Lego NXT. In: VII INTERNATIONAL CONFERENCE PBL 2012 ABP, Cali (Colômbia), Anais... 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.