Utilização da plataforma Arduino para a solução de problemas por alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB

Sammara Raquel Vilar

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Tairone Mamede da Silva Fernandes

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Allan Alex de França

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Claudio Pereira Mego Quinteros

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Geraldo Rodrigues Xavier Junior

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Lincoln Machado de Araújo

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Carlos Diego Quirino Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Ademar Gonçalves da Costa Junior

ORCID iD Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

No presente trabalho são apresentados os resultados na utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino nas disciplinas de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação, que fazem parte do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). Esses alunos, que em diversos cursos de Engenharia só teriam contato com algo prático em torno do quarto/quinto semestre, no curso de Engenharia Elétrica do IFPB, desde o primeiro semestre, já possuem disciplinas com conteúdo teórico/prático, o que os mantêm motivados, em uma tentativa de diminuir a evasão. No trabalho desenvolvido com as duas disciplinas, um minicurso sobre a plataforma Arduino, com carga horária de 16 horas é ofertado aos alunos, que desenvolvem um trabalho em equipe com tema livre, mas que tenha aplicação prática para a resolução de problemas na sociedade. Os trabalhos desenvolvidos mostram que essa prática adotada oferece a oportunidade para que se tenha contato com uma ferramenta de aprendizado, de baixo custo e que os alunos possam ser elementos ativos na busca de conhecimentos.

Palavras-chave


Arduino; Aprendizagem baseada em problemas; Introdução à Engenharia; Algoritmos; Solução de problemas


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p72-78

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