Utilização da plataforma Arduino para a solução de problemas por alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB

Sammara Raquel Vilar

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Tairone Mamede da Silva Fernandes

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Allan Alex de França

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Claudio Pereira Mego Quinteros

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Geraldo Rodrigues Xavier Junior

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Lincoln Machado de Araújo

Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Carlos Diego Quirino Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Ademar Gonçalves da Costa Junior

ORCID iD Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

No presente trabalho são apresentados os resultados na utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino nas disciplinas de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação, que fazem parte do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). Esses alunos, que em diversos cursos de Engenharia só teriam contato com algo prático em torno do quarto/quinto semestre, no curso de Engenharia Elétrica do IFPB, desde o primeiro semestre, já possuem disciplinas com conteúdo teórico/prático, o que os mantêm motivados, em uma tentativa de diminuir a evasão. No trabalho desenvolvido com as duas disciplinas, um minicurso sobre a plataforma Arduino, com carga horária de 16 horas é ofertado aos alunos, que desenvolvem um trabalho em equipe com tema livre, mas que tenha aplicação prática para a resolução de problemas na sociedade. Os trabalhos desenvolvidos mostram que essa prática adotada oferece a oportunidade para que se tenha contato com uma ferramenta de aprendizado, de baixo custo e que os alunos possam ser elementos ativos na busca de conhecimentos.

Palavras-chave


Arduino; Aprendizagem baseada em problemas; Introdução à Engenharia; Algoritmos; Solução de problemas


Texto completo:

Referências


AQUINO, L. M. et al. Proposta de um curso semipresencial utilizando a plataforma Arduino. Revista Principia – Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, v. 34, p. 48-54, 2017.

ARAUJO, I. B. Q. et al. Desenvolvimento de um protótipo de automação predial/residencial utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2012), Belém (Brasil), Anais..., 2012.

BANZI, M; SHILOH, M. Primeiros passos com o Arduino. São Paulo: Novatec, 2015.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: XIII International Conference on Engineering and Technology, Guimarães (Portugal), Anais..., 2014.

BRIDI, E. et al. Oficina de Arduino como ferramenta interdisciplina no curso de Engenharia Elétrica da UFMT: a experiência do PET-Elétrica. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2013), Gramado (Brasil), Anais..., 2013.

CASARA, V. P. et al. Utilização da plataforma Arduino como forma de contribuição para a melhoria da qualidade da formação acadêmica dos alunos e introdução de novas práticas pedagógicas no curso de Engenharia Elétrica. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2015), Juiz de Fora (Brasil), Anais..., 2015.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Fortalecimento das engenharias. Brasília (Brasil): Confederação Nacional da Indústria (CNI), 2015. Disponível em: goo.gl/YyTWTX. Acesso em: maio de 2017.

DIAS, M. C. et al. O uso do aprendizado baseado em problemas no ensino da engenharia de produção. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Bento Gonçalves (Brasil), Anais...., 2012.

EVANGELISTA, T. S. et al. Protótipo de um dinamômetro usando Arduino e material de sucata para aulas de laboratório de física como estudo de caso da ABP. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016), Natal (Brasil), Anais..., 2016.

EVANS, M. et al. Arduino em ação. São Paulo: Novatec, 2013.

HOFFMAN, A. G. F. et al. Uma nova abordagem de ensino para a disciplina de Introdução a Engenharia de Computação. Revista Eletrônica Engenharia Viva, v. 1, n. 1, p. 49-56, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de inovação 2014. Rio de Janeiro (Brasil): IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv99007.pdf. Acesso em: maio de 2017.

LEITE, S. J. O. et al. Cultura maker: implementação da plataforma Arduino na educação e preparação para cursos de Engenharia. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016), Natal (Brasil), Anais..., 2016.

MCROBERTS, M. Arduino básico. São Paulo: Novatec, 2015.

MILLS, J. E.; TREAGUST, D. F. Engineering education – is problem based or project-based learning the answer? Australasian Journal of Engineering Education, v. 3, n. 2, p. 2–16, 2003.

OLIVEIRA, A. L. Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino aplicado ao ensino tecnológico de informática. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)–Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

OLIVEIRA JUNIOR, M. S. et al. Modelo de aprendizagem baseada em problema (PBL) aplicado ao minicurso de programação básica com a plataforma Arduino. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2015), Juiz de Fora (Brasil), Anais..., 2015.

OPOVO. Ônibus lotados podem receber multas; Prefeitura reconhece que não aplica a lei. O Povo, Fortaleza (Brasil), 01 mar. 2018. Disponível em: goo.gl/bJNRbK. Acessado em: mar. 2018.

RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 205 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (Brasil), 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p72-78

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3069

Total de downloads do artigo: 2418