Utilização da plataforma Arduino para a solução de problemas por alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB

Autores

  • Sammara Raquel Vilar Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Tairone Mamede da Silva Fernandes Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Allan Alex de França Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Claudio Pereira Mego Quinteros Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Geraldo Rodrigues Xavier Junior Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Lincoln Machado de Araújo Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Carlos Diego Quirino Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa
  • Ademar Gonçalves da Costa Junior Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0003-2514-8637

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p72-78

Palavras-chave:

Arduino, Aprendizagem baseada em problemas, Introdução à Engenharia, Algoritmos, Solução de problemas

Resumo

No presente trabalho são apresentados os resultados na utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino nas disciplinas de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação, que fazem parte do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). Esses alunos, que em diversos cursos de Engenharia só teriam contato com algo prático em torno do quarto/quinto semestre, no curso de Engenharia Elétrica do IFPB, desde o primeiro semestre, já possuem disciplinas com conteúdo teórico/prático, o que os mantêm motivados, em uma tentativa de diminuir a evasão. No trabalho desenvolvido com as duas disciplinas, um minicurso sobre a plataforma Arduino, com carga horária de 16 horas é ofertado aos alunos, que desenvolvem um trabalho em equipe com tema livre, mas que tenha aplicação prática para a resolução de problemas na sociedade. Os trabalhos desenvolvidos mostram que essa prática adotada oferece a oportunidade para que se tenha contato com uma ferramenta de aprendizado, de baixo custo e que os alunos possam ser elementos ativos na busca de conhecimentos.

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Publicado

2018-04-17

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