Utilização da plataforma Arduino para a solução de problemas por alunos da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação do IFPB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p72-78Palavras-chave:
Arduino, Aprendizagem baseada em problemas, Introdução à Engenharia, Algoritmos, Solução de problemasResumo
No presente trabalho são apresentados os resultados na utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino nas disciplinas de Introdução à Engenharia Elétrica e Algoritmos e Lógica de Programação, que fazem parte do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). Esses alunos, que em diversos cursos de Engenharia só teriam contato com algo prático em torno do quarto/quinto semestre, no curso de Engenharia Elétrica do IFPB, desde o primeiro semestre, já possuem disciplinas com conteúdo teórico/prático, o que os mantêm motivados, em uma tentativa de diminuir a evasão. No trabalho desenvolvido com as duas disciplinas, um minicurso sobre a plataforma Arduino, com carga horária de 16 horas é ofertado aos alunos, que desenvolvem um trabalho em equipe com tema livre, mas que tenha aplicação prática para a resolução de problemas na sociedade. Os trabalhos desenvolvidos mostram que essa prática adotada oferece a oportunidade para que se tenha contato com uma ferramenta de aprendizado, de baixo custo e que os alunos possam ser elementos ativos na busca de conhecimentos.
Downloads
Referências
AQUINO, L. M. et al. Proposta de um curso semipresencial utilizando a plataforma Arduino. Revista Principia – Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, v. 34, p. 48-54, 2017.
ARAUJO, I. B. Q. et al. Desenvolvimento de um protótipo de automação predial/residencial utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2012), Belém (Brasil), Anais..., 2012.
BANZI, M; SHILOH, M. Primeiros passos com o Arduino. São Paulo: Novatec, 2015.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: XIII International Conference on Engineering and Technology, Guimarães (Portugal), Anais..., 2014.
BRIDI, E. et al. Oficina de Arduino como ferramenta interdisciplina no curso de Engenharia Elétrica da UFMT: a experiência do PET-Elétrica. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2013), Gramado (Brasil), Anais..., 2013.
CASARA, V. P. et al. Utilização da plataforma Arduino como forma de contribuição para a melhoria da qualidade da formação acadêmica dos alunos e introdução de novas práticas pedagógicas no curso de Engenharia Elétrica. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2015), Juiz de Fora (Brasil), Anais..., 2015.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Fortalecimento das engenharias. Brasília (Brasil): Confederação Nacional da Indústria (CNI), 2015. Disponível em: goo.gl/YyTWTX. Acesso em: maio de 2017.
DIAS, M. C. et al. O uso do aprendizado baseado em problemas no ensino da engenharia de produção. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Bento Gonçalves (Brasil), Anais...., 2012.
EVANGELISTA, T. S. et al. Protótipo de um dinamômetro usando Arduino e material de sucata para aulas de laboratório de física como estudo de caso da ABP. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016), Natal (Brasil), Anais..., 2016.
EVANS, M. et al. Arduino em ação. São Paulo: Novatec, 2013.
HOFFMAN, A. G. F. et al. Uma nova abordagem de ensino para a disciplina de Introdução a Engenharia de Computação. Revista Eletrônica Engenharia Viva, v. 1, n. 1, p. 49-56, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de inovação 2014. Rio de Janeiro (Brasil): IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv99007.pdf. Acesso em: maio de 2017.
LEITE, S. J. O. et al. Cultura maker: implementação da plataforma Arduino na educação e preparação para cursos de Engenharia. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016), Natal (Brasil), Anais..., 2016.
MCROBERTS, M. Arduino básico. São Paulo: Novatec, 2015.
MILLS, J. E.; TREAGUST, D. F. Engineering education – is problem based or project-based learning the answer? Australasian Journal of Engineering Education, v. 3, n. 2, p. 2–16, 2003.
OLIVEIRA, A. L. Modelo híbrido de aprendizagem utilizando a plataforma Arduino aplicado ao ensino tecnológico de informática. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)–Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
OLIVEIRA JUNIOR, M. S. et al. Modelo de aprendizagem baseada em problema (PBL) aplicado ao minicurso de programação básica com a plataforma Arduino. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2015), Juiz de Fora (Brasil), Anais..., 2015.
OPOVO. Ônibus lotados podem receber multas; Prefeitura reconhece que não aplica a lei. O Povo, Fortaleza (Brasil), 01 mar. 2018. Disponível em: goo.gl/bJNRbK. Acessado em: mar. 2018.
RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 205 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (Brasil), 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.