Definição do processo de teste de software para o sistema de informação da Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p36-44Palavras-chave:
engenharia de software, qualidade de software, teste de softwareResumo
No cenário de desenvolvimento de software, a cada dia, vem se destacando uma variável muito importante no resultado de um projeto, que é a qualidade de software obtida através de técnicas de validação e verificação, como é o caso dos testes de software. É devido a esse fato que muitas instituições tentam esboçar processos para testes de software que colaboram na qualidade dos produtos desenvolvidos. Então, sendo levado por essa necessidade o SIEP (Sistema de Informação da Educação Tecnológica) definiu, inicialmente, um levantamento de dados sobre Testes de Software, que fornecesse como resultado final um processo padronizado de teste, intitulado SIEP-Test, que fosse aplicado aos softwares desenvolvidos nos diversos núcleos SIEP.
Downloads
Referências
BASTOS, A. et al. Base de conhecimento em teste de software. São Paulo, Martins, 2007.
CRESPO et al (2005). Uma Metodologia para Teste de Software no Contexto da Melhoria de Processo. UNICAMP, Campinas SP.
DELAMARO, M. E. et al Introdução ao Teste de Software, Rio de Janeiro, Campus, 2007.
MYERS, G. J.; BADGETT, T.; SANDLER, C.; THOMAS, M. T. The Art of Software Testing, ltd, John Wiley & Sons, 2004.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8ª Ed. Tradução: MELNIKOFF, S. S. S.; ARAKAKI, R.; BARBOSA, E. A. São Paulo, Pearson Addison-Wesley, 2007.
PRESSMAN, R. S. Software engineering: a practitioner’s approach. 4. ed. New York: McGraw-Hill, 1997.
IEEE Computer Society; IEEE Std 829: Standard for Software Test Documentation; September, 1998.
SCALET et al, 2000: ISO/IEC 9126, Qualidade de Produtos no contexto de engenharia de software. O processo do SIEP-Test, disponível em: http://siep.cefetpb.edu.br/guiateste/, acessado em 10/07/2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.