Gerenciamento de conflitos em sistemas colaborativos: revisão sistemática da literatura

Heremita Brasileiro Lira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Patricia Azevedo Tedesco

ORCID iD Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Brasil

Resumo

O advento das organizações virtuais e dispersas aumenta a demanda por sistemas colaborativos e contribui para as discussões relacionadas ao gerenciamento de conflitos, que são inerentes ao trabalho colaborativo e podem significar oportunidades nos processos de aprendizado e colaboração. Entretanto, acreditamos que as abordagens atuais de gerenciamento de conflitos em sistemas colaborativos não proveem mecanismos para estimular tais processos. O objetivo deste trabalho é responder a seguinte pergunta: como os conflitos vêm sendo gerenciados em sistemas colaborativos na última década? Para isto foi realizada uma revisão sistemática da literatura para responder de forma criteriosa este questionamento de pesquisa, usando uma metodologia confiável, rigorosa e auditável. Os principais resultados apontam que os processos definidos nesta última década têm como foco sua detecção e resolução, ou seja, o conflito não vem sendo gerenciado como uma oportunidade de aprendizado e colaboração, e sim como um problema a ser resolvido. Estes resultados apontam caminhos abertos para pesquisas relacionadas ao tema, como a definição e implementação de modelos, processos e ferramentas com o objetivo de melhorar a colaboração.

Palavras-chave


Gerenciamento de Conflito; Sistemas Colaborativos; Revisão Sistemática da Literatura


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p25-36

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3013

Total de downloads do artigo: 2119