Guia interativo de boas práticas em Engenharia de Software
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n44p23-30Palavras-chave:
Processo de Desenvolvimento de Software, Engenharia de Software, Boas Práticas, Metodologia Ágil, Guia WebResumo
Ao analisar a diversidade de boas práticas da Engenharia de Software presentes no mercado atual, o Grupo de Pesquisa de Engenharia de Software do Instituto Federal da Paraíba observou a necessidade de reunir e apresentar estas boas práticas em um guia web centralizador, que irá facilitar o acesso, a identificação e a aplicação adequada de tais práticas em diversos cenários de projetos de software. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do desenvolvimento de uma primeira versão funcional deste guia web, para disponibilização de boas práticas em Engenharia de Software pesquisadas pelo grupo. O projeto é desenvolvido utilizando metodologias ágeis e é fruto de um conjunto de outros projetos complementares e colaborativos do grupo de pesquisa: Repositório de Práticas em Gerenciamento de Projeto de Software e Repositório de Práticas em Processo de Desenvolvimento de Software, conjuntamente com o projeto de pesquisa Ambiente de Boas Práticas Reconfiguráveis em Engenharia de Software.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. A.; RANGEL, H. J. L.; SILVA, T. A. G.; MEDEIROS, F. P. A.; LIRA, H. B. Ambiente Web com Boas Práticas para Aprendizagem de Engenharia de Software. In: JORNADA INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO IFPB (I JIPEEIS), 1., 2017, João Pessoa. Anais... João Pessoa: IFPB, 2017.
ALMEIDA, S. L. F.; DUNNING, A. K. M. P.; FREITAS, R. M. S.; RODRIGUES, N. N.; LIMA, C. D. Q. Práticas ágeis em processos de software: análise e aplicação no GPES-IFPB. In: SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPB, 12., 2017, João Pessoa. Anais... João Pessoa: IFPB, 2018.
ALMEIDA, S. L. F.; MORAIS, A. D. S.; SILVA, S. C.; ALENCAR, F. P.; LIRA, H. B. Ambiente de Boas Práticas Reconfiguráveis em Engenharia de Software. In: SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPB, 11., 2016, João Pessoa. Anais... João Pessoa: IFPB, 2017.
AMBLER, S. W. Agile Testing strategies. In: Ambysoft, [2016]. Disponível em: http://www.ambysoft.com/essays/agileTesting.html. Acesso em: fev. 2017.
BASHAM, B.; SIERRA, K.; BATES, B. Head First Servlets & JSP. 2nd. ed. Sebastopol, CA, EUA: O’Reilly, 2008.
BUZAN, T. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
ENDEAVOR BRASIL. Storytelling: separando as marcas que vêm a passeio daquelas que vêm pra ficar. [2015]. Disponível em: https://endeavor.org.br/storytelling/. Acesso em: mar. 2017.
FOX, C. Introduction to software engineering design: processes, principles, and patterns with UML 2. 1st ed. Boston: Pearson, 2006.
HENRIK, K. Scrum e XP direto das Trincheiras. 1. ed. São Paulo: C4Media, 2007.
HEUSER, C. A. Projeto de Banco de Dados. 4. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. (Série Livros Didáticos, n. 4).
JALOTE, P. An Integrated Approach to Software Engineering. 3. ed. New York: Springer, 2005.
MORAIS, A. D. S.; LIMA; C. D. Q.; RANGEL, H. J. L.; LIRA, H. B.; RODRIGUES, N. N.; ALMEIDA, S. L. F.; BARBOSA, T. C. Proposta de Framework de Gerenciamento Ágil de Projetos do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software do IFPB. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (CSBC), 37.; ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, 4., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2017a.
MORAIS, A. D. S.; RANGEL, H. J. L.; LIRA, H. B.; RODRIGUES, N. N.; ALMEIDA, S. L. F.; SILVA, S. C.; MEDEIROS, F. P. A. Repositório de Práticas em Gerenciamento de Projetos de Software. In: SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IFPB, 11., 2016, João Pessoa. Anais... João Pessoa: IFPB, 2017b.
PÁDUA, S. I. D. Investigação do processo de desenvolvimento de software a partir da modelagem organizacional, enfatizando regras do negócio. 2001. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.
PMI – Project Management Institute. Um guia do Conhecimento em gerenciamento de projetos: Guia PMBOK®. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1995.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 6. ed. Porto Alegre: McGrawHill, 2006.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: fev. 2017.
RODRIGUES, N. N. Praticando Qualidade de Software: Ensinando e Aprendendo seus Valores através de Ambiente Real. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 9., 2013, João Pessoa. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 475-486.
RODRIGUES, N. N.; ESTRELA, N. V. A. Simple Way: Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Aplicada através de Ambiente e Projetos Reais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8., 2012, São Paulo. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012. p. 722-733.
SILVA, S. C.; ALMEIDA, S. L. F.; RANGEL, H. J. L.; LIRA, H. B.; RODRIGUES, N. N.; MEDEIROS, F. P. A. Repositório de Práticas em Processos de Desenvolvimento de Software. In: SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IFPB, 11., 2016, João Pessoa. Anais... João Pessoa: IFPB, 2017.
SOARES, S. Tudo é Software: qual é a importância da engenharia de software para o mercado e para a geração de conhecimento?. Computação Brasil, n. 28, p. 7-10, 2015.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Addison-Wesley Brasil, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.