Desafios e oportunidades do metaverso na Educação: uma análise das funções cognitivas e implicações pedagógicas

Samara da Silva Brito

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

  

Francisco Petrônio Alencar de Medeiros

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

  

Resumo

A era da revolução tecnológica apresenta um cenário repleto de desafios e oportunidades em diversas esferas, com destaque para a educação, que tem se mostrado receptiva às inovações, incluindo o Metaverso. Fundamentado teoricamente como um ambiente virtual coletivo, imersivo e persistente na construção do conhecimento, o Metaverso é reconhecido por sua capacidade de estimular processos neuropsicológicos, como atenção, percepção e motivação, potencialmente enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo, conduzido como um mapeamento sistemático ou revisão de escopo visa investigar as funções cognitivas no contexto da aprendizagem no Metaverso, utilizando uma abordagem interdisciplinar baseada na Tecnologia e na Psicologia. A metodologia adotada abrange um estudo exploratório e descritivo, desde a definição das questões de pesquisa até a seleção criteriosa de fontes e a análise dos dados coletados. Os resultados obtidos revelam que os ambientes imersivos do Metaverso têm potencial para servir como poderosas ferramentas educacionais, capazes de promover a construção e o registro do conhecimento sob a mediação do docente, além de estimular aspectos cognitivos e sociais dos alunos. No entanto, surgem preocupações pertinentes em relação a possíveis sobrecargas cognitivas dos estudantes e questões éticas e de segurança, especialmente devido à exploração inicial desses ambientes na educação.

Palavras-chave


aprendizagem; cognição; educação; metaverso


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2024id8432

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