Reuso de protótipos de interface: uma proposta para utilização de tecnologias Java para web
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p80-85Palavras-chave:
prototipação de interfaces, reutilização de protótipos de interface, tecnologias Java Web, SIEP.Resumo
Reutilizar recursos é fundamental para minimizar esforços no processo de desenvolvimento de software. Em geral, não é fácil encontrar indicações, referências ou guias que tratem da aplicação do reuso de protótipos, sobretudo quando desenvolve-se sistemas Web. No entanto, o avanço substancial de estudos na área, aliado às novas tecnologias Java, tornou mais simples a adoção da prototipagem e, em paralelo, permite que se antecipe a construção da interface final do sistema Web, aproveitando-a completamente na fase de implementação. Diante disso, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do CEFET-PB, do Projeto SIEP Gerencial resolveu, aliado à análise e projeto do SIPE (Sistema de Acompanhamento de Projetos Especiais), desenvolver um protótipo de interfaces, para demonstrar a possibilidade de reutilização.
Downloads
Referências
AGUIAR, Y. P. C. SMILE – uma ferramenta para geração automática, edição e simulação de protótipos de interface do usuário. Campina Grande: UFCG, 2007. Dissertação de Mestrado.
GAEDKE, M.; REHSE, J. Supporting Compositional Reuse in Component-Based Web Engeneering. Disponível em: http://mwrg.tm.unikarlsruhe.de/DownloadCenter/publications/dcpub/2000/2000SAC2000GaedkeRehse_pdf. Acesso em: 29 de outubro de 2007.
GEARY, D.; HORSTMANN, C. Core JavaServermFaces. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.
PURAO, S.; STOREY, V. C. Supporting Reuse during Conceptual Design of Information Systems: is it possible? Will They use it? Disponível em: http://purao.ist.psu.edu/working-papers/apsara-purao-storey.pdf. Acesso em: 29 de outubro de 2007.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8ª Ed. Tradução: Selma Shin Shimuzu Melnikoff, Reginaldo Arakaki, Edílson de Andrade Barbosa. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.