Reuso de protótipos de interface: uma proposta para utilização de tecnologias Java para web
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p80-85Palavras-chave:
prototipação de interfaces, reutilização de protótipos de interface, tecnologias Java Web, SIEP.Resumo
Reutilizar recursos é fundamental para minimizar esforços no processo de desenvolvimento de software. Em geral, não é fácil encontrar indicações, referências ou guias que tratem da aplicação do reuso de protótipos, sobretudo quando desenvolve-se sistemas Web. No entanto, o avanço substancial de estudos na área, aliado às novas tecnologias Java, tornou mais simples a adoção da prototipagem e, em paralelo, permite que se antecipe a construção da interface final do sistema Web, aproveitando-a completamente na fase de implementação. Diante disso, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do CEFET-PB, do Projeto SIEP Gerencial resolveu, aliado à análise e projeto do SIPE (Sistema de Acompanhamento de Projetos Especiais), desenvolver um protótipo de interfaces, para demonstrar a possibilidade de reutilização.
Downloads
Referências
AGUIAR, Y. P. C. SMILE – uma ferramenta para geração automática, edição e simulação de protótipos de interface do usuário. Campina Grande: UFCG, 2007. Dissertação de Mestrado.
GAEDKE, M.; REHSE, J. Supporting Compositional Reuse in Component-Based Web Engeneering. Disponível em: http://mwrg.tm.unikarlsruhe.de/DownloadCenter/publications/dcpub/2000/2000SAC2000GaedkeRehse_pdf. Acesso em: 29 de outubro de 2007.
GEARY, D.; HORSTMANN, C. Core JavaServermFaces. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.
PURAO, S.; STOREY, V. C. Supporting Reuse during Conceptual Design of Information Systems: is it possible? Will They use it? Disponível em: http://purao.ist.psu.edu/working-papers/apsara-purao-storey.pdf. Acesso em: 29 de outubro de 2007.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8ª Ed. Tradução: Selma Shin Shimuzu Melnikoff, Reginaldo Arakaki, Edílson de Andrade Barbosa. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.