- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O uso de modelos e múltiplos protótipos na concepção de interface do usuário
Resumo
A utilização de múltipla prototipagem de forma evolutiva em uma abordagem de desenvolvimento de interface do usuário baseada em modelos parece ser um fator determinante para a adoção efetiva deste tipo de abordagem pelos projetistas de interface. Protótipos de baixa-, média- e alta-fidelidade podem ser utilizados em diferentes fases do processo, em consonância com os níveis de abstração definidos no framework de referência Camaleon. Um ambiente de desenvolvimento de interface do usuário que implementa essa abordagem é descrito e resultados parciais sobre sua utilização são apresentados.
Palavras-chave
abordagem baseada em modelos; múltipla prototipagem; ambiente de concepção de interface do usuário
Texto completo:
Referências
ALVARADO, C. and DAVIS, R.: SketchREAD: a multi-domain sketch recognition engine. In: Proceedings of the 2004 ACM Symposium on User Interface Software and Technology 2004. p. 23-32.
BERKUN, S. The Art of UI Prototyping. Novembro de 2000. Disponível em: http://www.scottberkun.com/essays/essay12.htm. Acesso em: Janeiro de 2006.
BODART, F. ; HENNENBERT, A-M., et al.. A model-based approach to presentation: a continuum from task analysis to prototype. Proceedings of the Eurographics Workshop on Design, Specification and Verification of Interactive Systems, Bocca di Magra: Eurographics Series, 1994.
CAETANO, A., GOULART, N., FONSECA, M., JORGE, J.: JavaSketchIt: Issues in Sketching the Look of User Interfaces. In: Proc. of the 2002 AAAI Spring Symposium - Sketch Under-standing (Palo Alto, March 2002). AAAI Press, Menlo Park (2002) 9–14.
CALVARY, G. ; COUTAZ, J. ; THEVENIN, et al.. A Unifying Reference Framework for Multi-Target User Interfaces. In Interacting with Computer, p. 289–308, 2003.
COYETTE, A.; KIEFFER, S.; VANDERDONCKT, J. Multi-fidelity Prototyping of User Interfaces, in Proc. of 11th IFIP TC 13 Int. Conf. on Human-Computer Interaction INTERACT’2007 (Rio de Janeiro, 10-14 September 2007), Lecture Notes in Computer Science, Vol. 4662, Springer-Verlag, 2007, pp. 149-162.
COYETTE, A.; VANDERDONCKT, J.; e LIMBOURG, Q. SketchiXML: An Informal Design Tool for User Interface Early Prototyping. In Proc. of RISE’2006 Workshop on Rapid User Interface Prototyping Infrastructures Applied to Control Systems RUIPICAS’2006, Geneva, 2006.
DA SILVA, P. User Interface Declarative Models and Development Environments: A Survey. In Interactive Systems: Design, Specification, and Verification, Ireland, 207-226, 2000.
ENGELBERG, D.; A. SEFFAH. A Framework for Rapid Mid–Fidelity Prototyping of Web Sites. In: IFIP 17th Computer Congress: Usability. Gaining a Competitive Edge Montréal, Québec, Canadá, p. 203–215, 2002.
GAMBOA, F.; SCAPIN D.L. Editing MAD* task description for specifying user interfaces, at both semantic and presentation levels. Eurographics Workshop on Design, Specification and Verification of Interactive Systems (DSV-IS'97), Granada, Spain, 1997.
Griffiths, T; McKirdy, J; Paton, N. W. ; Gray, P. D.; Kennedy, J.; Cooper, R.; Goble, C. A.; West, A. and Smyth, M.. Teallach: A model-based user interface development environment for object databases. p. 31-68. Interacting with Computers 14, 1, 2001.
HAMMOUCHE, H. De la modélisation des tâches utilisateurs au prototype de l’interface homme-machine. Thèse de Docteur, Université Paris VI, Décembre, 1995.
HOUDE, S.; HILL, C. What do Prototypes Prototype?. Handbook of Human-Computer Interaction, 2a Ed., Amsterdan, 1997.
JOHNSON, P.; WILSON, S.; MARKOPOULOS, P.; PYCOCK, J. ADEPT – Advanced Design Environment for Prototyping with Task Models. INTERCHI’93 Conference Proceedings, Amsterdam: ACM, 1993.
LANDAY, J. A.; MYERS, B. A. Interactive Sketching for the Early Stages of User Interface Desing. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, p. 43-50, 1995.
LANDAY, J. A. Interactive Sketching for the Early Stages of User Interface Design. December, 1996.
LEONE, P.; GILLIHAN, D.; RAUCH, T. Web-based prototyping for user sessions: Medium-fidelity prototyping. Proceedings of Society for Technical Communications 44th Annual Conference, p. 231-234, 2000.
LIMBOURG, Q.; VANDERDONCKT, J. Addressing the Mapping Problem in User Interface Design with UsiXML. In TAMODIA 2004, p. 155-163, 2004.
MEDEIROS, H.; KAFURE, I.; LULA JR, B. TAOS: a task-and-action oriented framework for user's task analysis in the context of human-computer interfaces design. In: XX International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC'2000), Santiago de Chile, Chile, 2000.
MOFFATT, K.; FINDLATER, L.; DAVIES, R.; MCGRENERE, J. Participatory Design with Aphasic Individuals. Extended Abstracts of Graphics Interface 2003. Disponível em: http://www.cs.princeton.edu/aphasia/publications/GI2003-Poster.pdf. Acesso em: Maio de 2007.
MONTERO, F.; LÓPEZ-JAQUERO, V., IdealXML: An Interaction Design Tool-A Task-Based Approach to User Interfaces Design, Proc. of 6th Int. Conf. on Computer-Aided Design of User Interfaces CADUI'2006 (Bucharest, 6-8 June 2006), Chapter 20, Springer-Verlag, Berlin, 2006, pp. 245-252.
MYERS, B.; HUDSON, S. E. and PAUSCH, R. Past, present, and future of user interface software tools. ACM Transaction. Comput.-Hum. Interact. 7, 1 (Mar. 2000), 3-28, 2000.
NIELSEN, J. Usability Engineering. Academic Press, Londres, 1993.
PLIMMER, B.E., APPERLEY, M.: Interacting with Sketched Interface Designs: An Evaluation Study. In: Proc. of ACM Conf. on Human Aspects in Computing Systems CHI’04 (Vienna, April 24-29, 2004). ACM Press, New York (2004) 1337–1340.
RETTIG, M. Prototyping for Tiny Fingers. Communications of the ACM, Vol. 37, N° 4, 1994.
RODRIGUES, C. E. C. L. Medite+: utilizando o processo de roteirização para a obtenção do modelo de interação Editor-estendido. Dissertação (Mestrado em Informática) – Ciência da Computação, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande PB, Junho de 2005.
RODRIGUES, C. E. C. L, Lula, B, Suàrez, P. R. Using a script model to preserve the consistency within an UI design environment. Proceedings of the 4th international workshop on Task models and diagrams, 2005
ROSSON, M. B.; MAASS, S.; KELLOG, W. A. Designing for designers: an analysis of design practice in the real world. Proceedings of themSIGCHI/GI 1987, ACM Press, p. 137 – 142, 1986.
RUDD, J.; STERN, K.; ISENSEE, S. Low vs. High-fidelity Prototyping Debate. Interactions, Vol.3, n. 1, Janeiro de 1996.
SOUSA, M. R. F. de. Avaliação Iterativa da Especificação de Interfaces com Ênfase na Navegação. Tese de Doutorado, Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - COPELE, UFPB, Campina Grande, dezembro de 1999.
UCETA F. A.; DIXON M. A.; RESNICK M. L. Adding interactivity to paper prototypes. Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society 42nd Annual Conference, Human Factors and Ergonomics Society, 1998, p. 506-510.
Visitas a este artigo: 2008
Total de downloads do artigo: 2220