Refatorando o SimGrIP: um estudo de caso acerca da aplicação de técnicas de refatoração de software
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p40-47Palavras-chave:
refatoração de código, padrões de projeto, manutenção de código, SimGrIPResumo
A demanda dos clientes pela integração de mais funcionalidades ao software adquirido implica no aumento do tamanho e da complexidade do código fonte do programa de computador, prejudicando sua legibilidade e deteriorando sua estrutura inicial. Os padrões de projeto e as técnicas de refatoração servem de guia para o desenvolvedor na sua tarefa de manutenção do código. Com a finalidade de melhorar a estrutura interna do software SimGrIP, realizou-se a refatoração parcial de seu código, reestruturando uma de suas funcionalidades, a fim de se justificar a utilização desta técnica ao se comparar o código final e inicial, com base em critérios como legibilidade e acoplamento, constatando sua eficiência no processo de revitalização do software.
Downloads
Referências
FOWLER, M.; BECK, K.; BRANT, J.; OPDYKE, W.; ROBERTS, D. Refactoring: Improving the Design of Existing Code. Addison Wesley: USA, 2003.
FREEMAN, E; FREEMAN, E. Head First Design Patterns. 1a ed. O’Reilly Media: USA, 2004.
GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph & VLISSIDES, John Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison Wesley: USA, 1995.
WAKE, William C. Refactoring Workbook. Addison Wesley: USA, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.