- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
SMILE: uma ferramenta computacional baseada em modelos para geração e manipulação de esboço de interface do usuário
Resumo
Metodologias de concepção de interface do usuário apresentam em seu fluxo atividades associadas ao uso de protótipos de interface. O uso de técnicas de prototipagem traz vantagens tanto para o processo quanto para o produto final obtido. Os protótipos de interface podem ser classificados em níveis de fidelidade ao produto final: baixa, média e alta fidelidade. Este artigo descreve SMILE, uma ferramenta para geração automática, edição e simulação de protótipos de média-fidelidade representados na forma de esboços de interface.
Palavras-chave
concepção de interface do usuário; técnicas de prototipagem; média fidelidade
Texto completo:
Referências
BAILEY, B.; KONSTAN, J. Are Informal Tools Better? Comparing DEMAIS, Pencil and Paper, and Authorware for Early Multimedia Design, In CHI, USA, 2003.
COYETTE, A.; VANDERDONCKT, J. A. Sketching Tool for Designinf Anyuser, Anyplataform, Anywhere User Interfaces. In INTERACT, 2005 550–564.
DA SILVA, P. User Interface Declarative Models and Development Environments: A Survey. InInteractive Systems: Design, Specification, and Verification, Ireland, 2000, 207-226.
DE OLIVEIRA, R. C. L.; QUEIROZ, J. E. R.; VIEIRA TURNELL, M. F. Q. WebQuest: A Configurable Web Tool to Prospect the User Profile and User Subjective Satisfaction. In Proceedings of the 2005 Human-Computer Interaction Conference, 2005.
DUB-DENIM, 2007 Disponível em: http://dub.washington.edu/denim/. Acesso em Julho de 2007.
ENGELBERG, D.; SEFFAH, A.A Framework for Rapid Mid–Fidelity Prototyping of Web Sites. In IFIP 17th Computer Congress: Usability. Gaining a Competitive Edge, Canadá, 2002, 203-215.
HOUDE, S.; HILL, C. What do Prototypes Prototype?. Handbook of Human-Computer Interaction, 2a Ed., Amsterdan, 1997.
ISO – International Organization for Standardization. ISO 9241 –Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs) – Part 14: Menu Dialogues. Geneva, 1997.
ISO – International Organization for Standardization. ISO 9241 –Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs) – Part 16: Direct manipulation dialogues. Geneva, 1999.
LANDAY, J.; MYERS, B. Interactive Sketching for the Early Stages of User Interface Desing. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 1995, 43-50.
LEONE, P.; GILLIHAN, D.; e RAUCH, T. Web-based prototyping for user sessions: Medium-fidelity prototyping. In Proceedings of Society for Technical Communications, 2000, 231-234.
LIN, J.; THOMSEN, M.; LANDAY, J. A Visual Language for Sketching Large and Complex Interactive Designs In CHI, USA, 2002.
MEDEIROS, F.; LULA JR, B.; CORDEIRO, P. iTAOS: Suporte à Descrição de Tarefas no Contexto de Interfaces do Usuário. In 17o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 10a Sessão de Ferramentas, 2003, 85-90.
MEDEIROS, H.; KAFURE, I.; LULA JR, B. TAOS: a task-and-action oriented framework for user's task analysis in the context of human-computer interfaces design. In International Conference of the Chilean Computer Science Socity, Chile, 2000.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
QUEIROZ, J. E. R. Abordagem híbrida para a avaliação da usabilidade de interfaces com o usuário. 2001. 410 p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2001.
RETTIG, M. Prototyping for Tiny Fingers, In Communications of the ACM, Vol. 37, N° 4, 1994.
RODRIGUES, C. MEDITE+: Utilizando o Processo de Roteirização para Obtenção do Modelo de Interação EDITOR Estendido”. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, 2005.
RODRIGUES, C.; LULA JR, B.; SUÀREZ, P. Using a script model to preserve the consistency within an UI design environment. In Proceedings of TAMODIA, 2005.
ROSSON, M.; MAASS, S.; KELLOG, W. Designing for designers: an analysis of design practice in the real world, In Proceedings of the SIGCHI/GI, 1986.
RUDD, J.; STERN, K.; ISENSEE, S. Low vs. High-fidelity Prototyping Debate, In Interactions, Vol.3, No 1, 1996.
Visitas a este artigo: 1805
Total de downloads do artigo: 1523