SMILE: uma ferramenta computacional baseada em modelos para geração e manipulação de esboço de interface do usuário
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p30-39Palavras-chave:
concepção de interface do usuário, técnicas de prototipagem, média fidelidadeResumo
Metodologias de concepção de interface do usuário apresentam em seu fluxo atividades associadas ao uso de protótipos de interface. O uso de técnicas de prototipagem traz vantagens tanto para o processo quanto para o produto final obtido. Os protótipos de interface podem ser classificados em níveis de fidelidade ao produto final: baixa, média e alta fidelidade. Este artigo descreve SMILE, uma ferramenta para geração automática, edição e simulação de protótipos de média-fidelidade representados na forma de esboços de interface.
Downloads
Referências
BAILEY, B.; KONSTAN, J. Are Informal Tools Better? Comparing DEMAIS, Pencil and Paper, and Authorware for Early Multimedia Design, In CHI, USA, 2003.
COYETTE, A.; VANDERDONCKT, J. A. Sketching Tool for Designinf Anyuser, Anyplataform, Anywhere User Interfaces. In INTERACT, 2005 550–564.
DA SILVA, P. User Interface Declarative Models and Development Environments: A Survey. InInteractive Systems: Design, Specification, and Verification, Ireland, 2000, 207-226.
DE OLIVEIRA, R. C. L.; QUEIROZ, J. E. R.; VIEIRA TURNELL, M. F. Q. WebQuest: A Configurable Web Tool to Prospect the User Profile and User Subjective Satisfaction. In Proceedings of the 2005 Human-Computer Interaction Conference, 2005.
DUB-DENIM, 2007 Disponível em: http://dub.washington.edu/denim/. Acesso em Julho de 2007.
ENGELBERG, D.; SEFFAH, A.A Framework for Rapid Mid–Fidelity Prototyping of Web Sites. In IFIP 17th Computer Congress: Usability. Gaining a Competitive Edge, Canadá, 2002, 203-215.
HOUDE, S.; HILL, C. What do Prototypes Prototype?. Handbook of Human-Computer Interaction, 2a Ed., Amsterdan, 1997.
ISO – International Organization for Standardization. ISO 9241 –Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs) – Part 14: Menu Dialogues. Geneva, 1997.
ISO – International Organization for Standardization. ISO 9241 –Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs) – Part 16: Direct manipulation dialogues. Geneva, 1999.
LANDAY, J.; MYERS, B. Interactive Sketching for the Early Stages of User Interface Desing. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 1995, 43-50.
LEONE, P.; GILLIHAN, D.; e RAUCH, T. Web-based prototyping for user sessions: Medium-fidelity prototyping. In Proceedings of Society for Technical Communications, 2000, 231-234.
LIN, J.; THOMSEN, M.; LANDAY, J. A Visual Language for Sketching Large and Complex Interactive Designs In CHI, USA, 2002.
MEDEIROS, F.; LULA JR, B.; CORDEIRO, P. iTAOS: Suporte à Descrição de Tarefas no Contexto de Interfaces do Usuário. In 17o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 10a Sessão de Ferramentas, 2003, 85-90.
MEDEIROS, H.; KAFURE, I.; LULA JR, B. TAOS: a task-and-action oriented framework for user's task analysis in the context of human-computer interfaces design. In International Conference of the Chilean Computer Science Socity, Chile, 2000.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
QUEIROZ, J. E. R. Abordagem híbrida para a avaliação da usabilidade de interfaces com o usuário. 2001. 410 p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2001.
RETTIG, M. Prototyping for Tiny Fingers, In Communications of the ACM, Vol. 37, N° 4, 1994.
RODRIGUES, C. MEDITE+: Utilizando o Processo de Roteirização para Obtenção do Modelo de Interação EDITOR Estendido”. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, 2005.
RODRIGUES, C.; LULA JR, B.; SUÀREZ, P. Using a script model to preserve the consistency within an UI design environment. In Proceedings of TAMODIA, 2005.
ROSSON, M.; MAASS, S.; KELLOG, W. Designing for designers: an analysis of design practice in the real world, In Proceedings of the SIGCHI/GI, 1986.
RUDD, J.; STERN, K.; ISENSEE, S. Low vs. High-fidelity Prototyping Debate, In Interactions, Vol.3, No 1, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.