Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18

Palavras-chave:

Educação em engenharia, Currículo, Mercado de trabalho, Inovação

Resumo

Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.

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Publicado

2018-04-17

Como Citar

ANDRADE, E. P.; MARTINS, J. P. F.; COSTA, S. A.; ANDRADE, G. N. de; ALVES, J. C. M. Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 39, p. 11–18, 2018. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n39p11-18. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1764. Acesso em: 3 jan. 2025.