Quando expectativas e percepções não convergem: um estudo sobre adequação curricular à demanda de mercado

Emmanuel Paiva Andrade

ORCID iD Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil

João Paulo Ferreira Martins

Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil

Siena Alves Costa

Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil

Gustavo Naciff de Andrade

ORCID iD Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil

Jean Carlos Machado Alves

ORCID iD Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil

Resumo

Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes por meio de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, por meio de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes sobre o que lhes foi oferecido e o que eles efetivamente dominam.

Palavras-chave


Educação em engenharia; Currículo; Mercado de trabalho; Inovação


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p11-18

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