Desenvolvimento de jogos de tabuleiro (board game) para o ensino da aplicação dos conceitos de controle da qualidade em uma unidade industrial

Adriana Paula Fuzeto

ORCID iD Centro Universitário UNIFAFIBE Brasil

Adão Cleber de Lima

Centro Universitário UNIFAFIBE Brasil

Michele Ananias Quiarato

Centro Universitário UNIFAFIBE Brasil

Tiago Henrique Pires Correa

Centro Universitário UNIFAFIBE Brasil

Resumo

Uma das formas mais interativas de se adquirir conhecimento e exercitá-lo é por meio de jogos de tabuleiro, resultante de regras artificiais com um objetivo conhecido a ser alcançado. O propósito deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro, embasado pelo Sistema de Gestão PDCA e as Sete Ferramentas da Qualidade, que simulasse uma unidade industrial, relacionando as falhas reais dos equipamentos de uma linha de produção, com problemas e soluções possíveis para os mesmos. A jogabilidade foi testada por um grupo de estudantes do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Unifafibe e os mesmos pontuaram que esse tipo de jogo incentiva a capacidade de memória, o raciocínio lógico e abstrato e, portanto, seria possível treinar os funcionários de uma empresa para que conheçam cada vez mais a área onde atuam, tornando-os profissionais mais qualificados. Na dinâmica do jogo, foi possível verificar que todos os problemas encontrados tinham suas possíveis soluções e estavam presentes nas cartas disponíveis para serem escolhidas nos momentos críticos do jogo. No entanto, recomenda-se que o jogo aconteça à medida que o funcionário analisa e compreenda os problemas ocorridos durante os processos de produção de uma unidade industrial. Dentre os resultados colhidos com a elaboração deste jogo, um dos produtos foi o registro da ideia e a elaboração de algo inovador para o setor de treinamento de equipe. 

Palavras-chave


Jogos de tabuleiro; Controle de qualidade.; Ferramentas da qualidade.; Metodologia de ensino; Treinamento de funcionários


Texto completo:

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR ISO 9000:2005 - Sistemas de gestão da qualidade - fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro (Brasil), 2005.

BAMFORD, D. R.; GREATBANKS, R. W. The use of quality management tools and techniques: a study of application in everyday situations. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 22, n. 4, p. 376-392, 2005.

CAILLOIS, R. The definition of play and the classification of games. In: SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. (Org.). The game design reader. London (England): The MIT Press, 2006. p. 122-155.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas, 2a ed. São Paulo (Brasil): Atlas, 2012.

CUPERSCHMID, A. R. M.; HILDEBRAND, H. R. Heurísticas de jogabilidade: usabilidade e entretenimento em jogos digitais. Campinas (Brasil): Marketing Aumentado, 2013.

FALCÃO, P. Criação e adaptação de jogos em T&D. Rio de Janeiro (Brasil): Qualitymark, 2003.

FERNANDES, C. S. et al. Family nursing game: developing a board game. Escola Anna Nery, v. 20, n. 1, p. 33-37, 2016.

GURGEL, I. et al. A importância de avaliar a usabilidade dos jogos: a experiência do virtual team. In: V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), Anais..., Recife (Brasil), 2006.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9421-11: 1998. Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11–guidelines for specifying and measuring usability. International Standards Organisation, Geneva (Italy), 1998.

JULL, J. The game, the player, the world: looking for a heart of gameness. In: Digital Games Research Conference Proceedings, Anais..., University of Utrecht (Netherlands), 2003, p. 30-45.

KANAANE, R.; ABUSSANRA, J. Jogos em treinamento e desenvolvimento do potencial humano. Integração, v. 52, p. 83-94, 2008.

LANE, D. C. On a resurgence of management simulations and games. Journal of Operational Research Society, v. 46, n. 5, p. 604-625, 1995.

LEWINSKI, S. M.; PILATTI, L. A.; FRASSON, A. C. Jogos de empresas – Tangram: um estudo de capacitação na gestão da Produção. In: XV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP), Anais..., Bauru (Brasil), 2008.

MENEZES, J. O. R.; MONTEIRO, A. S.; RODRIGUES, S. M. Análise e redesenho do layout de uma empresa: estudo de caso de uma fundição de alumínio. In: XIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP), Anais..., Bauru (Brasil), 2006.

MORAES, L. P. et al. Melhoria na qualidade de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação de engenharia de produção utilizando o lean board game®. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Anais..., Salvador (Brasil), 2013.

MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e psicodrama. Niterói (Brasil): Econômica, 1974.

NESTEL, D.; TIERNEY, T. Role-play for medical students learning about communication: guidelines for maximising benefits. BMC Medical Education, v. 7, n. 3, p. 1-9, 2007.

PEZZINI, C. C.; SZYMANSKI, M. L. S. Falta de desejo de aprender: causas e consequências. 2015. Disponível em: . Acesso em: setembro de 2016.

PROSERPIO, L.; MAGNI, M. Teaching without the teacher? building a learning environment through computer simulations. International Journal of Information Management, v. 32, n. 2, p. 99-105, 2012.

SANTOS, H. V. A. A importância das regras e do gameplay no envolvimento do jogador de videogame. 2010. 257 f. Tese (Doutorado)- Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo (Brasil), 2010.

STEPHENS, M. P.; MEYERS, F. E. Manufacturing facilities design and material handling, 3rd ed. Pearson, 2005.

VELASCO, G. C. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro (Brasil): Sprint, 1996.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p63-71

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2307

Total de downloads do artigo: 4063