- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Higiene e Seguranca Industrial e o desenvolvimento de competências
Resumo
A educação em Engenharia, área do conhecimento que está em permanente evolução, requer cada vez mais a implantação e a gestão de processos educativos adequados a esse contexto de constantes transformações. A formação de indivíduos criativos e empreendedores depende de intervenções pedagógicas que renovem as formas de ensinar e de aprender. Assim, o presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o desenvolvimento de competências com o uso de uma metodologia ativa de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos matriculados na disciplina Higiene e Segurança Industrial de um curso de Engenharia e os resultados são apresentados neste trabalho. É necessário rever as práticas pedagógicas e ao mesmo tempo, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, no entido de provocar uma revolução em favor de uma base mais ampla de conhecimento científico e tecnológico.
Palavras-chave
Metodologias ativas; Aprendizagem; Formação de engenheiros; Competências
Texto completo:
Referências
ACCREDITATION BOARD FOR ENGINEERING AND TECHNOLOGY. ABET. ABET EC-2000, 2006.
ASSOCIATION FOR CARRER AND TECHNICAL EDUCATION. ASTE. Career clusters & pathways, 2007. Disponível em: . Acesso em: xxx, 201X.
BORGES, M. N.; ALMEIDA, N. N. Perspectivas para engenharia nacional: desafios e oportunidades. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 32, n. 3, p. 71-78, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 16 jan. 2016.
CRAWLEY, E. F. Creating the CDIO SYLLABUS, a universal template for engineering education. In: 32nd ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. Boston, Massachusetts, nov. 2002.
CRAWLEY, E. F. et al. The context of engineering education. In: 4th INTERNATIONAL CDIO CONFERENCE Anais..., Gent, Belgium, June, 2008.
CRAWLEY, E. F. et al. Rethinking Engineering Education: The CDIO Approach. New York: Springer 2010.
CRAWLEY, E. F. et al. The CDIO Syllabus v2.0: an updated statement of goals for engineering education. In: 7th INTERNATIONAL CDIO CONFERENCE, 2011, Anais… Technical University of Denmark, Copenhagen, 2011.
FREIRE JUNIOR, J. C. et al. A internacionalização do ensino de Engenharia: modelos, problemas e possíveis soluções. In: OLIVEIRA, V. F. et al. (Org.). Desafios da educação em Engenharia: formação em Engenharia, internacionalização, experiências metodológicas e proposições. Brasilia: ABENGE, 2013.
KUMAR, S.; HSIAO, J. K. Engineers learn “soft skills the hard way”: planting a seed of leadership in engineering classes. Leadership Manage Engineering, v. 7, n. 1, p. 18-23, 2007.
LITCHFIELD, K.; JAVERNICK-WILL, A; MAUL, A. Technical and professional skills of engineers involved and not involved in engineering service. Journal of Engineering Education, v. 105, n. 1, p. 70-92, 2016.
MEJTOFT, S.; BERGLUND, S. Project management: an environment for increased personal and interpersonal skills. In: 11th INTERNATIONAL CDIO CONFERENCE, 2015, Anais… Chengdu University of Information Technology, Chengdu, China, 2015.
MOHAN, A. et al. Professional skills in the engineering curriculum. IEEE Transactions on Education, v. 53, n. 4, p. 562-571, nov. 2010.
MORAES, A.; MONT'ALVÃO, C. Ergonomia: conceitos e aplicações, 4ª ed. rev. atual e ampl. Teresópolis, RJ: 2AB, 2010.
NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING - NAE. The Engineering of 2020: visions of engineering in the new century. The National Academies Press, Washington, 2004.
NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING - NAE. The Engineering of 2020: visions of engineering in the new century. The National Academies Press, Washington, 2005.
Visitas a este artigo: 2006
Total de downloads do artigo: 2118