O uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Higiene e Seguranca Industrial e o desenvolvimento de competências
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n39p113-120Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem, Formação de engenheiros, CompetênciasResumo
A educação em Engenharia, área do conhecimento que está em permanente evolução, requer cada vez mais a implantação e a gestão de processos educativos adequados a esse contexto de constantes transformações. A formação de indivíduos criativos e empreendedores depende de intervenções pedagógicas que renovem as formas de ensinar e de aprender. Assim, o presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre o desenvolvimento de competências com o uso de uma metodologia ativa de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de alunos matriculados na disciplina Higiene e Segurança Industrial de um curso de Engenharia e os resultados são apresentados neste trabalho. É necessário rever as práticas pedagógicas e ao mesmo tempo, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, no entido de provocar uma revolução em favor de uma base mais ampla de conhecimento científico e tecnológico.
Downloads
Referências
ACCREDITATION BOARD FOR ENGINEERING AND TECHNOLOGY. ABET. ABET EC-2000, 2006.
ASSOCIATION FOR CARRER AND TECHNICAL EDUCATION. ASTE. Career clusters & pathways, 2007. Disponível em: . Acesso em: xxx, 201X.
BORGES, M. N.; ALMEIDA, N. N. Perspectivas para engenharia nacional: desafios e oportunidades. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 32, n. 3, p. 71-78, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 16 jan. 2016.
CRAWLEY, E. F. Creating the CDIO SYLLABUS, a universal template for engineering education. In: 32nd ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. Boston, Massachusetts, nov. 2002.
CRAWLEY, E. F. et al. The context of engineering education. In: 4th INTERNATIONAL CDIO CONFERENCE Anais..., Gent, Belgium, June, 2008.
CRAWLEY, E. F. et al. Rethinking Engineering Education: The CDIO Approach. New York: Springer 2010.
CRAWLEY, E. F. et al. The CDIO Syllabus v2.0: an updated statement of goals for engineering education. In: 7th INTERNATIONAL CDIO CONFERENCE, 2011, Anais… Technical University of Denmark, Copenhagen, 2011.
FREIRE JUNIOR, J. C. et al. A internacionalização do ensino de Engenharia: modelos, problemas e possíveis soluções. In: OLIVEIRA, V. F. et al. (Org.). Desafios da educação em Engenharia: formação em Engenharia, internacionalização, experiências metodológicas e proposições. Brasilia: ABENGE, 2013.
KUMAR, S.; HSIAO, J. K. Engineers learn “soft skills the hard way”: planting a seed of leadership in engineering classes. Leadership Manage Engineering, v. 7, n. 1, p. 18-23, 2007.
LITCHFIELD, K.; JAVERNICK-WILL, A; MAUL, A. Technical and professional skills of engineers involved and not involved in engineering service. Journal of Engineering Education, v. 105, n. 1, p. 70-92, 2016.
MEJTOFT, S.; BERGLUND, S. Project management: an environment for increased personal and interpersonal skills. In: 11th INTERNATIONAL CDIO CONFERENCE, 2015, Anais… Chengdu University of Information Technology, Chengdu, China, 2015.
MOHAN, A. et al. Professional skills in the engineering curriculum. IEEE Transactions on Education, v. 53, n. 4, p. 562-571, nov. 2010.
MORAES, A.; MONT'ALVÃO, C. Ergonomia: conceitos e aplicações, 4ª ed. rev. atual e ampl. Teresópolis, RJ: 2AB, 2010.
NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING - NAE. The Engineering of 2020: visions of engineering in the new century. The National Academies Press, Washington, 2004.
NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING - NAE. The Engineering of 2020: visions of engineering in the new century. The National Academies Press, Washington, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.