Linguagem de programação JULIA: uma alternativa open source e de alto desempenho ao MATLAB
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p132-140Palavras-chave:
MatLab, Julia, Linguagens de Programação, Benchmark, ProgramaçãoResumo
O MATLAB® é um dos principais softwares utilizados nos cursos de ciências exatas e de engenharia para o ensino de programação numérica e pesquisa científica, em função de sua sintaxe de alto nível e dos diversos toolboxes do seu amigável ambiente de programação. Apesar das muitas vantagens, é um software proprietário que apresenta um alto custo de aquisição para as instituições de ensino e uso individual. Além disso, possui código fonte fechado e os programas nativos “.m” não são plenamente compatíveis em outros ambientes de programação com suporte a esse formato de arquivo. Embora existam softwares livres e open source com relativa semelhança de IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) e sintaxe de código, muitos desses softwares apresentam baixo desempenho computacional em relação ao MATLAB. Dessa forma, o objetivo no presente trabalho é apresentar a linguagem de programação Julia, como alternativa ao MATLAB®, no ensino de programação numérica e simbólica, bem como de pesquisa científica. Neste trabalho são comparadas as características das duas linguagens de programação, sendo apresentado um benchmark entre as linguagens em que se avaliam o tempo de execução e os resultados dos cálculos. Para isso, foram implementados em JULIA e em MATLAB® os algoritmos Série de Fibonacci Recursiva e Gráfico 2D dos polinômios de Berstein e, ainda, utilizadas as funções nativas de cálculo simbólico, algébrico e equação diferencial numérica Runge-Kutta 45.
Downloads
Referências
BEZANSON, J. et al. Julia Language Documentation. Disponível em: http://www.julialang.org. Acesso em: 20 de Maio. 2016.
PESCADOR, J; POSSAMAI, J. P.; POSSAMAI, C. R. Aplicação de Álgebra Linear na Engenharia. In: XXXIX – Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2011). Blumenau (SC): FURB. Anais. 2011.
GILAT, A.; SUBRAMANIAM, V. Métodos numéricos para engenheiros e cientistas: uma introdução com aplicações usando o MATLAB. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SPERANDIO, D.; MENDES, J. T.; SILVA, L. H. M. Cálculo numérico – Características matemáticas e computacionais dos métodos numéricos. São Paulo: Pearson, 2003.
SAWAYA, M. R. Dicionário de informática & Internet: inglês / português. São Paulo: Nobel, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.