Linguagem de programação JULIA: uma alternativa open source e de alto desempenho ao MATLAB

João Marcello Pereira

ORCID iD Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) / Universidade Federal do Piauí (UFPI) Brasil

Mario Benjamim Baptista de Siqueira

Universidade de Brasília (UnB) Brasil

Resumo

O MATLAB® é um dos principais softwares utilizados nos cursos de ciências exatas e de engenharia para o ensino de programação numérica e pesquisa científica, em função de sua sintaxe de alto nível e dos diversos toolboxes do seu amigável ambiente de programação. Apesar das muitas vantagens, é um software proprietário que apresenta um alto custo de aquisição para as instituições de ensino e uso individual. Além disso, possui código fonte fechado e os programas nativos “.m” não são plenamente compatíveis em outros ambientes de programação com suporte a esse formato de arquivo. Embora existam softwares livres e open source com relativa semelhança de IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) e sintaxe de código, muitos desses softwares apresentam baixo desempenho computacional em relação ao MATLAB. Dessa forma, o objetivo no presente trabalho é apresentar a linguagem de programação Julia, como alternativa ao MATLAB®, no ensino de programação numérica e simbólica, bem como de pesquisa científica. Neste trabalho são comparadas as características das duas linguagens de programação, sendo apresentado um benchmark entre as linguagens em que se avaliam o tempo de execução e os resultados dos cálculos. Para isso, foram implementados em JULIA e em MATLAB® os algoritmos Série de Fibonacci Recursiva e Gráfico 2D dos polinômios de Berstein e, ainda, utilizadas as funções nativas de cálculo simbólico, algébrico e equação diferencial numérica Runge-Kutta 45.

Palavras-chave


MatLab; Julia; Linguagens de Programação; Benchmark; Programação


Texto completo:

Referências


BEZANSON, J. et al. Julia Language Documentation. Disponível em: http://www.julialang.org. Acesso em: 20 de Maio. 2016.

PESCADOR, J; POSSAMAI, J. P.; POSSAMAI, C. R. Aplicação de Álgebra Linear na Engenharia. In: XXXIX – Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2011). Blumenau (SC): FURB. Anais. 2011.

GILAT, A.; SUBRAMANIAM, V. Métodos numéricos para engenheiros e cientistas: uma introdução com aplicações usando o MATLAB. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SPERANDIO, D.; MENDES, J. T.; SILVA, L. H. M. Cálculo numérico – Características matemáticas e computacionais dos métodos numéricos. São Paulo: Pearson, 2003.

SAWAYA, M. R. Dicionário de informática & Internet: inglês / português. São Paulo: Nobel, 1999.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p132-140

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3400

Total de downloads do artigo: 5858