Um estudo da correlação entre o estilo de aprendizagem dos alunos e docentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

ORCID iD Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Stephanie Karina Silva Zau

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Edueinys Pacheco

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

O ramo da construção civil, especialmente no Brasil, é uma das maiores alavancas do desenvolvimento socioeconômico do país. Sendo assim, é preciso não só uma formação em quantidade de engenheiros, como também que estes profissionais atendam às exigências do mercado. Contudo, nas questões de educação na engenharia, há uma notória diferença entre a quantidade de estudantes de que ingressa nas universidades e a que conclui o curso. Além disso, há certa deficiência nos profissionais recém-formados, que não só desaceleram o crescimento econômico do país, como também demonstram que o formato de ensino adotado nas universidades está seguindo a obsolescência. Diante deste cenário, vê-se a necessidade das universidades, em conjunto com a comunidade acadêmica, em desenvolverem estratégias didáticas pedagógicas, a fim de proporcionar um ensino de excelência e, consequentemente, reduzindo significativamente os índices de evasão e reprovação, além da formação de profissionais altamente capacitados. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar o curso de graduação de Engenharia Civil da UFPR, baseado em registros de evasão, aprovações e reprovações contabilizados entre os anos de 2009 e 2014, frequências e ementas das disciplinas do curso, além do acompanhamento da turma ingressante no ano de 2013. O presente artigo tem como objetivo analisar os estilos de ensino-aprendizagem dos docentes e discentes a partir do questionário Index Of Learning Styles (FELDER; SILVERMANN, 1988), investigando a existência de uma relação entre o estilo de aprendizagem do professor e o estilo de aprendizagem do aluno.

Palavras-chave


Didáticas pedagógicas; Engenharia; Estilos de ensino-aprendizagem


Texto completo:

Referências


FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering Education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.

FELDER, R. M; SOLOMAN, B. A. Learning styles and strategies. 1991. Disponível em: http://migre.me/wqCRw. Acesso em: fev. 2017 .

KURI, N. P. Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de Engenharia. Tese de Doutorado. UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2004.

PACHECO, E.; PEREIRA, M. A.; ZAU, S. K. S. (2015) Um estudo da relação individual entre o estilo de ensino-aprendizagem e o estilo de aula percebido pelo discente do curso de Engenharia Civil. Relatório de Iniciação Científica, Universidade Federal do Paraná.

RODEGHIERO, F. I.; BEDUSQUE, V. T.; PEREIRA, M. A. (2013). O Curso de Engenharia Civil: Uma Investigação da Influência dos Estilos de Ensino-Aprendizagem no Aprimoramento da Educação. Relatório de Iniciação Cientifica, Universidade Federal do Paraná.

PEREIRA, M. A. Ensino-Aprendizagem em um Contexto Dinâmico – O Caso de Planejamento de Transportes. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2005.

SILVA JÚNIOR, C. A. P.; FONTENELE, H. B.; SILVA, A. N. R. Estilos de ensino vs. estilos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem - uma aplicação em transportes. Transportes, v. 21, n. 03, p. 30-37, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p116-123

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2960

Total de downloads do artigo: 2209