Grupo de estudos como alternativa inovadora para o aprimoramento no processo de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

ORCID iD Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Kemmylle Sanny de Matos Ferreira

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Bruna Marceli Claudino Buher

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Rodolfo Augusto da Costa

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Guilherme Winston Oliveira

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Lucas Ueno Suganuma

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Tenninson Freire Júnior

Universidade Federal do Paraná (UFPR) Brasil

Resumo

A Universidade Federal do Paraná representa, no contexto do ensino superior, a instituição mais tradicional do país, disponibilizando todos os anos, vários profissionais capacitados ao mercado de trabalho para atender as demandas da sociedade brasileira. O curso superior de Engenharia Civil da instituição é centenário e sofreu sucessivas modificações para atender essas necessidades, onde atualmente tem sido submetido a inovações didáticas para melhor preparação dos futuros profissionais. Por essa necessidade de capacitação surgiram os chamados grupos de estudos, em particular no curso de Engenharia Civil da UFPR, por iniciativa totalmente estudantil, impulsionada por experiências acadêmicas, vivenciadas em intercâmbios ainda durante o período de graduação. Esses grupos de estudos apresentam-se como uma iniciativa que possibilita a experiência prática nas várias áreas de atuação antes mesmo da entrada no mercado de trabalho e ajudam na decisão mais exata dos caminhos que os estudantes desejam seguir. Nesse sentido, este artigo abordará como essa metodologia pode auxiliar no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem como fator motivador, facilitador e complementar aos métodos já utilizados.

Palavras-chave


Extensão; Ensino; Pesquisa; Grupos de estudo


Texto completo:

Referências


BELHOT, R. V.; FIGUEIREDO, R. S.; MALAVÉ, C. O. O uso da simulação no ensino de Engenharia. In: XXIX COBENGE – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais. Porto Alegre, 2001.

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu), Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, fev. 1998.

BERNARDINIS, M. A. P. et al. Construção de baralho interativo como ferramenta para aprendizado na disciplina de Sistemas de Transportes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. In: 7º CONAHPA – Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Anais. São Luís, 2015.

COLENCI, A. T. O ensino de engenharia como uma atividade de serviços: a exigência de atuação em novos patamares de qualidade acadêmica. Dissertação (Mestrado). São Carlos: Escola de Engenharia da USP de São Carlos, 2000.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI). Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. 2013. Disponível em: http://migre.me/wb6Sy. Acesso: 19 mai. 2016.

CUNHA, F. M. A formação do engenheiro na área humana e social. In: BRUNO, L.; LAUDARES, J. B. (Org.). Trabalho e formação do engenheiro. Belo Horizonte: FUMARC. 2000, p. 267 – 310.

EIDSON, W. C.; BULLOCK, D. M. Emerging education opportunities in civil infrastructure. In: Transportation Research Board. CD-ROM, 2001.

HITT, J. Problem-Based Learning in engineering. United States Military Academy, West Point, NY, 2010.

LIMA, R. V. Cenário de integração do processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de ensino e treinamento baseada em tecnologia de educação. Tese (Doutorado). São Carlos: USP, 2002.

MINICUCCI, A. Técnicas de trabalhos de grupo. São Paulo: Atlas, 1987.

NIXON, W. A. Development of a graduate course in winter highway maintenance. In: Transportation Research Board. CD-ROM, 2000.

OLIVEIRA, R. M. Problem based learning como estratégia de ensino: diagnóstico para a aplicabilidade no curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná. Dissertação (Mestrado). Curitiba: UFPR, 2014.

PEREIRA, M. A. Ensino-aprendizagem em um contexto dinâmico – o caso de planejamento de transportes. Tese (Doutorado). São Carlos: USP, 2005.

RIBEIRO, L. R. C. Programas da qualidade total e educação: reflexões sobre a utilização de seus princípios no ensino de engenharia. Dissertação (Mestrado). São Calos: USP, 2000.

SAKAI, M. H.; LIMA, G. Z. PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, Londrina, v. 2, n. 5/6, 1996.

SCHNAID, F.; BARBOSA, F. F.; TIMM, M. I. O perfil do engenheiro ao longo da história. In: XXIX COBENGE – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais. Porto Alegre, 2001.

VON LINSINGEN, I. et al. Formação do engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões contemporâneas da educação tecnológica. Ed. UFSC, Florianópolis, 1999.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p109-115

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2831

Total de downloads do artigo: 2247