Grupo de estudos como alternativa inovadora para o aprimoramento no processo de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • Márcia de Andrade Pereira Bernardinis Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0002-4187-4009
  • Kemmylle Sanny de Matos Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Bruna Marceli Claudino Buher Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rodolfo Augusto da Costa Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Guilherme Winston Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Lucas Ueno Suganuma Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Tenninson Freire Júnior Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p109-115

Palavras-chave:

Extensão, Ensino, Pesquisa, Grupos de estudo

Resumo

A Universidade Federal do Paraná representa, no contexto do ensino superior, a instituição mais tradicional do país, disponibilizando todos os anos, vários profissionais capacitados ao mercado de trabalho para atender as demandas da sociedade brasileira. O curso superior de Engenharia Civil da instituição é centenário e sofreu sucessivas modificações para atender essas necessidades, onde atualmente tem sido submetido a inovações didáticas para melhor preparação dos futuros profissionais. Por essa necessidade de capacitação surgiram os chamados grupos de estudos, em particular no curso de Engenharia Civil da UFPR, por iniciativa totalmente estudantil, impulsionada por experiências acadêmicas, vivenciadas em intercâmbios ainda durante o período de graduação. Esses grupos de estudos apresentam-se como uma iniciativa que possibilita a experiência prática nas várias áreas de atuação antes mesmo da entrada no mercado de trabalho e ajudam na decisão mais exata dos caminhos que os estudantes desejam seguir. Nesse sentido, este artigo abordará como essa metodologia pode auxiliar no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem como fator motivador, facilitador e complementar aos métodos já utilizados.

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Publicado

2017-06-01